Imprimir

Educação Ambiental

Escrito por Câmara Municipal de Nelas. Posted in Ambiente

Em 2011, foram desenvolvidas as seguintes acções de sensibilização:

Projecto Eco-Escolas

Em articulação com o Programa de Educação Ambiental “Projecto Eco-Escolas”, desenvolvido pela escola EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida de Nelas, o Município promoveu actividades lúdicas e pedagógicas com o objectivo de alertar os mais jovens para a importância do recurso água, incentivando-os à mudança de hábitos de consumo e de comportamentos.

Nós Protegemos a Floresta. E tu?

Dirigida a cerca de 600 alunos do 1º CEB, esta acção contou com a colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários, que desenvolveram actividades lúdico-pedagógicos em todas as Escolas do 1º CEB do Concelho, numa acção de sensibilização e consciencialização de todas as crianças para a importância da defesa da floresta e preservação do meio ambiente.

Prevenção de Incêndios

Em parceria com a GNR, (Equipas de Protecção da Florestas e Equipas de Protecção da Natureza e do Ambiente) e Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, a Autarquia desenvolveu este projecto com o objectivo de consciencializar toda a população e alertar para as ameaças que constituem os incêndios florestais, tanto nos espaços verdes, como também nos edifícios e ao mesmo tempo sensibilizar para comportamentos de risco.

Prevenção à Burla

Dirigida aos seniores, a Câmara Municipal promoveu a acção de sensibilização “Prevenção à Burla”, orientada por elementos da GNR que alertaram e esclareceram os presentes sobre os métodos utilizados pelos burlões.

Vamos Limpar Portugal

A adesão da autarquia ao projecto nacional “Mãos à Obra!” Vamos Limpar Portugal” permitiu a recolha de monos e entulhos espalhados indevidamente e ilegalmente por diversos espaços florestais do Concelho, num total de 43.48 toneladas, bem como a reflorestação desses locais com a plantação de árvores. Um movimento cívico, que através da participação voluntária, promoveu a educação ambiental e reflexão sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da limpeza do espaço florestal, na remoção de lixo depositado indevidamente nos espaços verdes.