Imprimir

Quinta da Cerca

Escrito por Câmara Municipal de Nelas. Posted in Ambiente

A Quinta da Cerca localiza-se no concelho de Nelas, entre a estrada municipal que liga Vilar Seco e o cruzamento da E.N. 234, Nelas/Mangualde, a dois Km deste último.

Abrange uma área total superior a 350.000 m² e tem exposição Norte, limitada pela ribeira do Cagavaio, penetrando algumas parcelas no concelho de Mangualde.

É uma Quinta secular, com solo de origem granítica, outrora com grandes extensões de vinha e prados de lima (as lameiras), possuindo árvores de fruto e mata, um moinho de água arruinado e diversas casas de lavoura. Provavelmente e num passado mais longínquo, a sua área florestal era dominada pelos Quercus, sobretudo Carvalhos e Azinheiras, conservando-se um exemplar desta espécie, com centenas de anos, que constitui o seu símbolo natural.

Depois de abandonadas as actividades agrícolas, sofreu recentemente a acção do fogo, pelo que a vegetação actual é resultado da regeneração espontânea.

A sua localização, em pleno planalto do rio Dão, num vasto anfiteatro limitado a poente pela Serra do Caramulo e a nascente pelas Serras da Estrela e do Açor, confere-lhe vistas panorâmicas que permitem a leitura interdisciplinar de uma vasta e diversa paisagem.

Parque Ecológico da Quinta da Cerca

O Parque Ecológico da Quinta da Cerca é um projecto na área do turismo de natureza e da Educação Ambiental.

As potencialidades do turismo ambiental, no qual se engloba o turismo cultural, de natureza, os chamados desportos radicais, mas também o turismo científico, universitário, escolar, e a dieta (gastronomia) mediterrânica, constituem o conjunto de serviços oferecidos pelo Parque Ecológico da Quinta da Cerca. O Projecto da Quinta da Cerca abrange as seguintes áreas:

  • Uma Quinta Pedagógica, que recrie a ecologia da paisagem
  • Um Parque de Jogos didácticos, plurinuclear
  • Uma Rede Articulada de Percursos Pedonais, em animais e B.T.T
  • Um Circuito de Manutenção, que inclui Desportos de Natureza
  • Um Jardim de Lazer e um Parque de Merendas
  • O Horto Municipal
  • Um pequeno Centro de Congressos, Formação e Educação Ambiental, Formação Outdoor e Animação Cultural.