Imprimir

Arquivo Municipal de Nelas

Escrito por Câmara Municipal de Nelas. Posted in Arquivo Municipal

Os Arquivos estão, paulatinamente, a adquirir um estatuto diferente daquele que tinham em finais do século XIX. Não são apenas meros repositórios de documentação e, muitas vezes, de lixo, mas transformaram-se em serviços dinâmicos ao cuidado da cultura e da sociedade. Felizmente, que muitas instituições têm vindo já a assumir, firmemente, a vontade de organizar o seu próprio arquivo tornando os serviços mais céleres e eficazes.

Esta mudança com certeza que não é fácil, pois exige vontade e abertura a novos modos de trabalhar e de olhar para a informação/documentação. A existência de Cursos de Especialização e Mestrados em Ciências Documentais auxilia, igualmente, no cultivo do gosto pela organização documental e forma pessoas mais capazes de enfrentar os problemas de uma sociedade denominada de “Sociedade da Informação”.

Também não se deve descurar o novo advento informativo que está relacionado com a informatização dos próprios documentos. A digitalização e a microfilmagem são duas técnicas que permitem obter cópias fidedignas dos documentos e que permitem a sua consulta em suporte digital. Esta nova Era está a chegar e convém que as Instituições tenham consciência dos seus benefícios.

Quanto aos Municípios verifica-se que, progressivamente, começam a despertar para os benefícios e vantagens de possuir um Serviço de Arquivo. É de elogiar o trabalho da Direcção Geral de Arquivos (DGARQ) que, através do Programa PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais) incentiva os Municípios a dar um passo em frente na constituição do Arquivo Municipal.

Apesar de não estar a beneficiar de nenhum programa de apoio, a Câmara Municipal de Nelas está já na corrida para a constituição do seu Arquivo Municipal. Já é um óptimo começo, pois tudo se inicia por uma vontade veemente de mudar para melhor.

O caminho avizinha-se aliciante e com muito trabalho à mistura, mas não deixa de ser entusiasmante viver com o desejo de implementar transformações ao nível da organização documental.

Missão

O Arquivo Municipal de Nelas pretende constituir-se como um serviço público que salvaguarde a memória colectiva, as tradições e costumes de um povo. É para cumprir este objectivo que, dia após dia, se tem trabalhado no sentido de organizar, tratar e disponibilizar o espólio documental que é património de todos.

Desde 2006, o Arquivo Municipal de Nelas tem desenvolvido um esforço por organizar a documentação acumulada das diversas secções administrativas e por tratá-la convenientemente de acordo com as práticas da arquivística moderna. Este trabalho está a dar os primeiros frutos: melhor acesso aos documentos; mais celeridade nas respostas aos munícipes e cidadãos em geral; correcta conservação, limpeza e acondicionamento da documentação histórica e sua posterior disponibilização para consulta. A secção de obras particulares é um dos serviços que tem toda a documentação organizada e já disponível a todos os munícipes. A celeridade nas respostas a documentos solicitados é deveras maior e podem já ser consultados processos de obras particulares desde o ano de 1948 até à actualidade.

A digitalização, que consiste na transposição dos dados em suporte de papel ou audiovisual para suporte digital, passa também por ser um dos objectivos a implementar no serviço de Arquivo da Câmara Municipal de Nelas, já que irá permitir uma maior facilidade no acesso aos documentos e uma maior abrangência na consulta dos mesmos. No fundo, a digitalização vai permitir uma democratização no acesso à informação, sendo um direito que a todos assiste, permitindo a preservação de documentos e evitando o seu constante manuseamento. Apesar do Arquivo Municipal de Nelas estar a iniciar a sua actividade enquanto serviço público, é imperativo começar a olhar para as novas tecnologias que se afiguram de toda a utilidade para os cidadãos em geral e que pretendem aceder rapidamente à informação.

Há que referir que o Arquivo está já em condições de disponibilizar para consulta o espólio histórico que suporta a identidade do Concelho. Este pendor cultural e informativo é uma das mais-valias do Arquivo Municipal que pretende salvaguardar uma memória colectiva que é de todos nós e para usufruto de todos nós.

Contactos e Horário

morada Edifício Multiusos de Nelas, 3º Piso - Largo do Município - 3520-001 Nelas

telephone Telefone | 232 941 300 / Fax | 232 944 942

email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

horario Horário de Atendimento | Segunda a Sexta - 09h00 às 17h00