Imprimir

AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular

Escrito por Câmara Municipal de Nelas. Posted in Educação

As AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular – são, por definição, actividades pedagógicas e complementares das aprendizagens curriculares do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontram-se ligadas à aquisição das competências básicas incidindo em áreas como o desporto, a componente artística e o inglês.

A Câmara Municipal de Nelas assume-se como entidade promotora, no concelho, do programa lançado pelo Ministério da Educação, reconhecendo a sua importância no sucesso educativo das crianças deste nível de ensino. A escola a tempo inteiro é garantida de forma equilibrada com os respectivos parceiros educativos: Agrupamentos de Escolas, Associação de Pais, entre outros e só assim se tem conseguido alcançar o sucesso da iniciativa.

Os estabelecimentos de ensino encontram-se abertos até as 18h00 com todos os serviços garantidos e todos asseguram a oferta das AEC dentro da sua comunidade, sem ter sido necessário recorrer a outros locais. Assim, as actividades realizam-se entre as 15H45 e as 17H30. Em algumas escolas o horário é das 13h30/14h00 às 15h15/15h30, pois entendeu-se a necessidade de melhorar horários dentro do tempo permitido para cada área.

No presente ano lectivo, estão a ser promovidas, para os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade inscritos (cerca de 590), Actividades de Enriquecimento Curricular na área do Inglês, na área da Actividade Física e Desportiva e na área das Expressões Artísticas. Para além destas actividades, está também a ser implementada a actividade de Apoio ao Estudo, da exclusiva responsabilidade dos Agrupamentos de Escolas, que se destina à realização de trabalhos de casa e de consolidação das aprendizagens, devendo os alunos beneficiar do acesso a recursos escolares e educativos e do apoio e acompanhamento por parte dos professores dos agrupamentos. Estas actividades são de frequência gratuita, assumindo os encarregados de educação o compromisso de os seus educandos, após inscrição nas mesmas, frequentarem as actividades até ao final do ano lectivo.

Actividades

Actividade Física ou Desportiva

Para a realização da Actividade Física e Desportiva existe uma equipa de técnicos/professores que asseguram o período de 90 minutos semanais, quer nas escolas, quer nas instalações desportivas (Piscinas e Pavilhão Municipais). Para além da componente pedagógica estar ao cargo de uma coordenação, os materiais de apoio à actividade concentram-se em kits desportivos fornecidos pela autarquia para que a actividade seja desenvolvida em qualquer espaço físico com as condições desejáveis.

Expressões Artísticas

No que diz respeito à área de Expressões Artísticas, os 10 professores envolvidos na actividade são apoiados por uma coordenação pedagógica. Pretende-se aqui desenvolver a componente artística que vai da pintura, ao desenho, passando pela música, expressão corporal, expressão dramática. Também nesta área o Município apoia ao nível dos materiais, bem como nas instalações para reuniões e/ou preparação de aulas.

Inglês

Com uma coordenação pedagógica permanente, o grupo de Inglês é composto por 7 professores a leccionar nos dois Agrupamentos de Escolas que compõem o concelho. O material didáctico necessário para o bom funcionamento da actividade é disponibilizado pelo Município, bem como as instalações para reuniões e/ou preparação de aulas.

Plano Nacional de Leitura

Paralelamente existe um apoio da parte dos professores das AEC no projecto do Plano Nacional de Leitura. Em consonância com as Escolas, Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares criou-se espaços dentro do horário de alguns professores para acompanhar o trabalho realizado pelos professores titulares de turma ao nível da exploração e incentivo à leitura nos 1º e 2º anos, enriquecendo um pouco mais estes momentos lúdicos.

Documentos

Files:
Orientações Gerais sobre as AEC
Date 2011-12-28 Filesize 252.14 KB Download 1136

 

adobe readerOs documentos disponíveis nesta página para download encontram-se em formato PDF (Portable Document Format). Para os visualizar necessita do Adobe Reader ®. Clique no símbolo para instalar este programa.