A CPCJ de Nelas acolheu uma reunião distrital no passado dia 18 de março, na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, coordenada pela Equipa Técnica Regional do Centro (ETRC), Dr. Hélio Ferreira e Dr.ª Joana Cerdeira, em representação da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), com intuito de apresentação do Projeto Adélia – Parentalidade Positiva.
A sessão de abertura da reunião contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Nelas – Dr. José Borges da Silva, que elogiou o trabalho desenvolvido pelas Comissárias e técnicas na área das crianças e jovens, com especial destaque à Equipa local da CPCJ de Nelas que na defesa dos direitos das crianças e jovens e promoção dos mesmos, tem desenvolvido, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, um dos projectos de intervenção em matéria de parentalidade positiva mais reconhecidos, o projecto “Famílias em Mudança”.
A reunião de trabalho decorreu com o objectivo específico de apresentação do Projeto Adélia. Este plano de acção para o desenvolvimento de competências e capacitação de técnicos de apoio à Parentalidade Positiva e à capacitação parental, constitui-se como uma estratégia preventiva para a promoção e garantia dos direitos da criança e do jovem nos respectivos seios familiares, em consonância com a Convenção dos Direitos da Criança. Este projeto é promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Estiveram presentes, representantes da CPCJ de Vila Nova de Paiva; da CPCJ de Mortágua; da CPCJ de Penalva do Castelo; da CPCJ de Santa Comba Dão; da CPCJ de Oliveira de Frades; da CPCJ de Vouzela; da CPCJ de São Pedro do Sul; da CPCJ do Sátão; da CPCJ do Carregal do Sal; da CPCJ de Castro Daire; da CPCJ de Tondela; da CPCJ de Mangualde e da CPCJ de Viseu.