No passado dia 6 de junho falou-se acerca do “Testamento Vital” na Universidade Sénior, numa conversa com os médicos João Miguel Figueiral Ferreira e Filipa Alexandra Nunes Rodrigues da USF Viseu-Cidade (Unidade de Saúde Familiar Viseu – Cidade).
Foi explicado que o Testamento Vital é um documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber no caso de, por qualquer razão, se encontrar incapaz de expressar a própria vontade pessoal e de forma autónoma, e permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.
Os alunos aprenderam a preencher o formulário com o modelo de diretiva antecipada de vontade. Foi ainda explicado que o documento é entregue no agrupamento de centros de saúde, ou na unidade local de saúde, da área de residência. No caso dos residentes no concelho de Nelas deverá ser entregue no 7º piso do Prédio Alto, ACES Dão Lafões.
Desta forma, o Testamento Vital será registado no sistema informático da saúde RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital) mantendo atualizada a informação relativa aos testamentos vitais e assegurando a sua disponibilização atempada, quando necessário.