O Programa “Música Maestro” voltou aos Jardins de Infância do Concelho e reforça pelo terceiro ano consecutivo a aposta do Município de Nelas na implementação do ensino da música nas escolas, a começar pelos mais pequeninos, ferramenta pedagógica que tem contribuído no processo de ensino/aprendizagem e crescimento emocional dos alunos, estimulando-os ao uso dos sentidos, para que sintam, entendam e lidem melhor com as suas emoções, desenvolvendo gostos e preferências pessoais em relação à diversidade musical.
Uma vez por semana, durante 45 minutos, os cerca de 140 alunos do Pré-escolar do Concelho, são brindados com uma aula diferente, onde o som se assume como tónica principal para alunos e educadoras. Histórias com música e música teatral são duas das formas utilizadas pelos três professores de Expressão Musical do Município para aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade, despertar a atenção dos alunos e aumentar a sua concentração.
Do Programa tem resultado um contacto muito próximo dos alunos com a música, instrumentos, sonoridades, movimento e dramatização, bem como o consequente desenvolvimento das práticas vocal e instrumental, fomentando a interação e a cooperação, e o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social, que provoca sentimentos de bem-estar.
A formação Musical continua assim a merecer especial atenção e forte investimento por parte do Município de Nelas, reflexo da prioridade e da importância que a Autarquia confere a esta área, no desenvolvimento de competências artísticas para um crescimento mais completo, que se procura intensificar desde o pré-escolar ate à idade adulta, e que é traduzida no apoio direto a projetos que vão desde a Iniciação Musical no Pré-Escolar, ao Ensino Articulado da Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´S) no 1º CEB, Escola Municipal de Música, Bandas Filarmónicas do Concelho, Associações culturais e Universidade Sénior, cujo brilhante resultado é habitualmente comprovado nas diversas atuações em que participam, em articulação permanente com o papel central da FLL no apoio directo à formação.