Com vista a conclusão no Concelho de Nelas das infra-estruturas relativas a água e saneamento, a Câmara tem já concluídos, e vai apresentar a financiamento através de fundos comunitários, diversos projectos que considera absolutamente estruturantes para a sustentabilidade ambiental, social e económica do Concelho de Nelas.
Esses investimentos têm aberto um Aviso no POSEUR/PT2020 que pode garantir um apoio financeiro não reembolsável de 1,5 milhões de euros.
A construção em Nelas, e para a rede de todo o concelho, de um grande reservatório de água de 4000 m3, garantirá mais qualidade, autonomia e eficácia no abastecimento de água ás populações e empresas, em particular no futuro próximo e face á escassez prevista deste recurso, tendo um custo previsto de 1,5 milhões de euros.
A construção de uma nova Etar em Canas de Senhorim e que garante o tratamento da Zona Industrial da Ribeirinha e daZona das Lameiras em Canas Nascente, é um investimento de 300 mil euros.
Para aumento da cobertura da rede de água e saneamento em todas as freguesias, está previsto um investimento de mais de 400 mil euros.
A estes investimentos acrescem aqueles que já foram realizados (Etar de Canas e Reabilitação de 31 Fossas Sépticas nas diversas Freguesias no montante de 1,1 milhões de euros) e aqueles que da mesma natureza estão actualmente em curso num montante de investimento superior a 6,3 milhões de euros, sendo Etar de Nelas III e Sistema Interceptor de 4,3 milhões de euros, seis Etars no montante de 1,8 milhões de euros (Etar da Lapa do Lobo, Aguieira, Carvalhal, Moreira, Santar, Casal Sancho e Vilar Seco) e o cadastro de Rede de Água e saneamento em todo o concelho no montante de 200 mil euros, entre outros.