Com o terminar do confinamento obrigatório e as pessoas a retomarem lentamente as suas actividades, vai ser fundamental continuar uma atitude de vigilância e protecção individual, tornando-se importante o uso de máscaras em locais públicos.
Felizmente, no Concelho de Nelas, como se tem visto nas Informações diárias produzidas em termos de acompanhamento do Plano de Emergência Municipal de Protecção Civil, actualmente temos apenas 5 casos activos de diagnóstico positivo, situação que nos impõe, ainda assim, uma atitude de prevenção relativamente ao futuro.
Sendo o Concelho de Nelas muito industrializado, de grande mobilidade interna e entre pessoas de diversas localidades que para aqui se deslocam para trabalhar e que por aqui circulam para tantos destinos no país e no estrangeiro, para defesa colectiva dos munícipes, das instituições e de todo o nosso tecido económico e empresarial, justifica-se mais este esforço financeiro do Município na protecção da saúde e na criação de um clima de tranquilidade e confiança na vida social.
Por essa razão, está em curso um processo com vista à aquisição pela Câmara Municipal de pelo menos 15.000 máscaras reutilizáveis, devidamente certificadas pelas entidades competentes (CITEVE e INFARMED), tendo identificado já essa necessidade quer no âmbito da CIM Viseu Dão Lafões quer junto de outros fornecedores.
As máscaras serão laváveis e reutilizáveis e a distribuição será efectuada nas residências, em cooperação com as Juntas de Freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal de Nelas;
José Borges da Silva