É já a partir do próximo dia 19 de junho, que haverá a reposição das três ligações diárias de comboios intercidades entre Lisboa e a Guarda em ambos os sentidos, bem como as ligações regionais.
Estas ligações foram, recentemente, suprimidas nos períodos de declaração do estado de emergência em que vigorou a proibição de circulação entre Concelhos, no entanto, não houve um aviso prévio aos municípios por onde passavam, tal como afirma o Presidente da Câmara de Nelas, Dr. José Borges da Silva, nas declarações à estação televisiva – SIC, no dia 3 junho de 2020: “…foram suprimidas as ligações, sem aviso a ninguém, seja às Comunidades Intermunicipais, à Associação Municipal de Municípios ou aos Municípios, de três intercidades, curiosamente de dois intercidades – um no sentido de Lisboa para a Guarda e um da Guarda para Lisboa, diminuindo a mobilidade, porque os intercidades são os comboios rápidos que trazem do litoral para o interior as pessoas. “
Assim, os horários no sistema de venda online de bilhetes da CP já indicam as partidas de Lisboa – Santa Apolónia às 7h30 (com chegada à Guarda às 11h51), às 12h30 (chegada às 16h51) e às 18h30 (chegada às 22h51).
No sentido Guarda-Lisboa voltará a haver partidas às 7h07 (chegada a Santa Apolónia às 11h30), às 12h37 (chegada às 17h00) e às 18h07 (chegada às 22h30).
Serão assim repostas as três ligações diárias diretas no sentido Guarda-Lisboa e Lisboa-Guarda.
Não pode deixar de se reconhecer e agradecer o empenhamento de todas as entidades envolvidas na reposição das ligações, especialmente a CIM Viseu Dão Lafões, a CIM Beiras e Serra da Estrela, e de todos os seus autarcas, bem como, dos deputados eleitos pela região de Viseu e da Sra. Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Sr. Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.