Apesar do esforço e excelente trabalho que todos os agentes de protecção civil, dirigentes e funcionários de IPSS’s, agentes escolares, empresas e a população em geral desenvolveram nos meses que decorreram desde o inicio da pandemia em Março deste ano até ao início de Setembro, altura em que se verificava no Concelho de Nelas o número de 31 casos positivos de COVID-19, a situação, a partir daí, teve uma evolução ligeiramente negativa até final do mês de Outubro sendo que, nos últimos 16 dias o número de casos COVID-19 positivos diagnosticados a residentes no Concelho de Nelas mais que duplicou, passando de 65 casos em 16 de Outubro, para 144 casos em 11 de Novembro, ou seja, mais 79 casos (ver gráfico).
Trata-se de um aumento significativo nos últimos dias, à semelhança do que se tem verificado em alguns municípios da região e infelizmente um pouco por todo o país.
Os valores apresentados, particularmente nos últimos dias, com consequências em algumas IPSS’s e também em alguns estabelecimentos de ensino, de forma alguma desmerecem o mérito e gratidão devidos ao esforço empreendido por todos, nos meses anteriores, sendo que, esta evolução recente, de dimensão incontrolável, não pode estar desligada do que está a acontecer no país e, segundo informações dos responsáveis da saúde pública, está na convivência familiar a maior causa de contágio, representando a mesma 68% (ver gráfico).
Face a este nível ainda mais elevado de dificuldades, mais firme e determinada será a acção da Protecção Civil Municipal e de todos os seus agentes, sendo que, face à dimensão da pandemia, todos os Munícipes são obrigatoriamente chamados a participar ainda mais neste esforço de protecção da saúde de quem vive ou de quem vem, por qualquer razão, ao Concelho de Nelas.
Deixo, pois, um apelo ao sentido de responsabilidade de todas e de todos, para cumprirem com extremo rigor, as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e demais entidades.
Especialmente, apelo à moderação nos encontros sociais e familiares, evitando eventos e celebrações, ao recolhimento domiciliário, ao uso obrigatório da máscara, ao rigoroso cumprimento da etiqueta respiratória, à lavagem e desinfeção frequente das mãos e à instalação da aplicação “Stayaway COVID”.
É tempo de união e mobilização por um bem comum: a saúde e a sobrevivência económica das pessoas e das empresas.
Com o empenho, determinação e esforço de todos, vamos com certeza, como no passado recente já aconteceu com outras dificuldades, como os fogos e a seca, ultrapassar mais esta enorme dificuldade.
Pela saúde de todos! Seja responsável! CUMPRA!
NOTA: Consulte todas as medidas e recomendações no “site” e redes sociais do Município de Nelas, ou em www.covid19estamoson.gov.pt
O Presidente da Câmara e Responsável da Proteção Civil Municipal,
José Borges da Silva