Como resulta da informação diária hoje mesmo publicada, desde o início da pandemia 828 pessoas foram infetadas com Covid-19 tendo falecido como consequência, direta ou indireta dessa infeção 18 pessoas.
A situação, como é sabido, em termos nacionais, regionais e locais agravou-se muito desde o início do passado mês de janeiro, tendo atingido, no Concelho de Nelas, o seu pico máximo no dia 19 de janeiro, dia em que se verificavam 241 casos (1721 casos por 100.000 habitantes) que testaram positivo nos últimos 14 dias, situação elevada que se manteve até ao dia 26 de janeiro com 237 casos (1693 casos por 100.000 habitantes) nos últimos 14 dias.
O conjunto de casos ativos encontrava-se espalhado por toda a comunidade verificando-se no dia 16 de janeiro a existência de 215 casos ativos e no dia 24 de janeiro a existência de 208 casos ativos.
Desde o dia 27 de janeiro tem-se verificado uma tendência de diminuição de todos os indicadores, quer do total de casos positivos verificados nos últimos 14 dias, situando-se no dia de hoje no número de 114 (814 por 100.000 habitantes) e encontrando-se ainda 86 casos ativos de Covid-19 espalhados um pouco por toda a comunidade municipal.
Apesar desta evolução positiva, o Município de Nelas encontra-se ainda em situação de risco muito elevado de contágio e com um número muito elevado de casos ativos, pelo que se mantêm e devem até reforçar-se todas as medidas de confinamento e de minimização dos riscos associados à transmissão desta terrível doença.
Contamos, pois, com todos e com cada um para continuar a combater esta pandemia, cumprindo as nossas obrigações e ajudando a comunidade e em especial os profissionais de saúde que vivem neste momento a situação de aflição face à sobrecarga dos serviços de saúde.
Lembre-se de que, a qualquer momento, qualquer um de nós ou qualquer um dos nossos entes queridos, pode necessitar de recorrer a esses serviços de saúde!