Estão em curso neste momento obras de remediação de emergência dos pavimentos da Variante de Nelas, cujo mau tempo das últimas semanas tornaram intransitável aquela via, isto não obstante uma intervenção efetuada há menos de 18 meses em montante superior a 150.000€.
A recorrência dos problemas no pavimento de toda a Variante de Nelas são de origem estrutural uma vez que toda aquela infraestrutura viária não foi construída para o volume de circulação que por ela transita atualmente todos os dias.
Efetivamente, todo o trânsito da A25 com destino ao Centro do País, até Coimbra e Leiria, passa por esta via, num volume de trânsito de mais de 6000 viaturas, sendo 2000 veículos pesados, todos os dias.
Como a construção da Variante de Nelas, nas suas duas fases, sempre teve como pressuposto a construção da conclusão do IC12 entre Canas de Senhorim e Mangualde, prevendo para a mesma um volume de tráfego de cerca de 1000 viaturas, sendo menos de 600 veículos pesados, o Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, e os executivos por si liderados, sempre reclamaram perante o Ministério das Infraestruturas e a empresa “Infraestruturas de Portugal, SA” o reforço estrutural desta importante via de comunicação (que serve de ligação a EN 234 na entrada e na saída da Vila de Nelas, a Norte e a Sul), pretensão que foi sempre considerada como legítima.
Nesse sentido, face à justeza da pretensão manifestada pelo Município de Nelas, está inscrito como prioridade no Plano de Recuperação e Resiliência, no capítulo Competitividade e Coesão Territorial, “Missing Links”, com uma verba de 1,5 milhões de euros, investimento que se espera venha a ser concretizado nos próximos 24 meses e que terá, previsivelmente, um apoio de 100%.