Terminou ontem em Canas de Senhorim, no histórico Largo Abreu Madeira o último dos 4 espetáculos realizados no âmbito do projeto intermunicipal “Cultura no Dão” que envolve os municípios de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo e que promoveu este ciclo de eventos. Culminou assim num espetáculo pleno de emoção e de entusiasmo na terra aonde o cenário foi criado, com um enorme espírito de interajuda entre a autarquia de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo, a associação “Culturdão”, o Teatro Hábitos e a Associação Recreativa e Cultural do Paço.
Nas Cores da Beira é acima de tudo, um espetáculo musical que pretende enaltecer as paisagens, costumes e tradições da região. Com um elenco composto por atores profissionais, artistas de circo e população local, o espetáculo conta-nos a bela história de Maria e Ilídio, um jovem casal que, mesmo de terras e estatutos diferentes, escrevem uma história de amor sem igual. Com uma pitada de humor da coscuvilheira da aldeia e os dramas de uma tia de nariz empinado, referem os encenadores Rafael e João.
Este espetáculo contou com a participação de alguns atores e figurantes profissionais, aos que se juntaram alguns amadores das comunidades locais, através da audição que foi feita nos 3 municípios, e também com a participação especial da Leta (que já deu uma vida ao teatro) da União Cultural e Recreativa Rossio, envolvendo assim as duas associações de Canas de Senhorim.
De referir que no concelho de Nelas em virtude da realização de duas sessões, uma em Nelas com 120 lugares sentados e outra em Canas de Senhorim com 155 lugares sentados, esgotaram em poucos dias, foi ainda possível que mais 200 pessoas pudessem assistir nos recintos ao ar livre, seguindo todas as normas de segurança em vigor.