A Freguesia de Vilar Seco dista cerca de 4 km do Concelho de Nelas e tem como freguesias limítrofes Santar, Senhorim, Nelas, Carvalhal Redondo e Lobelhe do Mato.
Os inúmeros vestígios arqueológicos existentes em Vilar Seco comprovam a sua antiguidade.
No entanto, o primeiro documento escrito de que se tem conhecimento data de 1100, épocas em que Pedro Dias e a sua mulher doaram duas casas em testamento ao Mosteiro de Pedroso.
Na Monografia do historiador Dr. José Pinto Loureiro, há relato que, desde os meados do séc. XII, pelo menos, até à época liberal, a cabeça do território de Senhorim se encontrava no lugar de Vilar Seco. “A terra era um curato do abade de Santar e sede administrativa do Concelho de Senhorim, com casa de audiência, cadeia e pelourinho. Isto, porque o maior número de habitantes residia naquele lugar em comparação com os restantes da terra de Senhorim”.
Também de acordo com as inquirições de 1258 “a sede do Concelho de Senhorim era nesse tempo em Vilar Seco e ali se encontrava em 1527, como se lê expressamente no censo joanino desta data. Nos séculos XVII e XVIII e, designadamente, na primeira metade do séc. XIX,em que já é copiosa a documentação, nenhuma dúvida pode restar de que o concelho de Senhorim tinha a sua sede em Vilar Seco, onde havia a casa da Câmara, pelourinho, roda dos expostos e a cadeia, tendo-se esta conservado alguns anos depois de extinto o concelho”.
Sinal evidente da antiguidade desta freguesia é a existência de uma possível via romana nas suas proximidades, que ligava Viseu a Seia, bem com as inúmeras sepulturas antropomórficas e medievais que remontam à ocupação árabe e as alminhas que se encontram espalhadas um pouco por toda a freguesia.
Os solares existentes testemunham igualmente a presença de familiares ancestrais, que ainda hoje continuam a sua linhagem. Exemplo disso é o solar da família Ponces de Carvalho, em excelentes condições, a fachada do solar e capela dos condes de prime e a casa e capela do Eng. Álvaro de Albuquerque. O Parque Ecológico da Quinta da Cerca está situado na freguesia e é um bom local para disfrutar da natureza em família.
A extinção do concelho de Senhorim e a criação do concelho de Nelas em 1852, fizeram com que Vilar Seco perdesse o seu estatuto de sede do Concelho e se assumisse como uma sede de Freguesia, rica em património histórico.