Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão comemora amanhã 75 anos de experimentação, demonstração e apoio à vitivinicultura da Região Demarcada do Dão, e apresenta roteiro de ações a desenvolver no âmbito destas comemorações, que reforçam também o contributo do Concelho de Nelas, enquanto Coração do Dão, na promoção e crescimento dos Vinhos do Dão.
Com início marcado às 14h00, a sessão de abertura conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, do Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos Costa e Diretora Regional Adjunta de Agricultura e Pescas do Centro, Vanda Batista, aos quais se segue um excelente painel de oradores que vão abordar o tema da vinha e do vinho, impactos, desafios, valorização da vitivinicultura na região e Agenda IDI para a Região Demarcada do Dão.
O encerramento da sessão e descerramento de placa comemorativa conta com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.
Acompanhe através do Facebook do Município de Nelas e DRAPCentro
Sobre o CEVDão
O Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão foi criado em 21 de Novembro de 1946 com a missão de responder aos constrangimentos e desafios que se colocavam à vitivinicultura da época. É um Centro de referência pela atividade experimental que desenvolve e pelo conhecimento que transmite a toda fileira vitivinícola regional e nacional. Como exemplo do trabalho desenvolvido destacamos a seleção de castas regionais, como a Touriga Nacional que representa atualmente uma percentagem importante do encepamento da região do Dão, tendo sido adotada por outras regiões do Pais e do Mundo.
O CEVDão procura contribuir para a valorização dos sector, em articulação com a comunidade científica e a fileira do vinho do Dão, antecipando as respostas às dificuldades presentes e futuras que se colocam à vitivinicultura através de atividade experimental, nomeadamente a vulgarização e melhoramento de castas regionais e autóctones da região do Dão.
O CEVDão é uma estrutura experimental da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, integrada na Rede de Inovação do Ministério da Agricultura.