Para assinalar o Dia Internacional da Floresta e da árvore, e também da Poesia, que se celebram hoje, dia 21 de março, e o dia Mundial da Água, amanhã dia 22 de março, a Câmara Municipal de Nelas preparou um conjunto de iniciativas que vão decorrer até finais do corrente mês, visando a sensibilização para a proteção do ambiente e dos recursos naturais.
Neste sentido, o dia de hoje, foi assinalado com a plantação de algumas árvores autóctones no Centro Escolar de Nelas, com a entusiasmada participação dos alunos do 1º ao 4º ano do 1º CEB, que em conjunto com os professores e o executivo municipal tiveram uma ação exemplar. Foi também sugerido em contexto escolar ou em família, a visualização da história “A árvore generosa”, que retrata a relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino que a deixa de lado ao crescer, e que se encontra disponível desde hoje, no facebook da Biblioteca Municipal António Lobo Antunes.
No dia de amanhã, Dia Mundial da Água, a Biblioteca Municipal acolhe uma exposição cedida pela Associação Zero, relacionada com recursos hídricos, mais concretamente rios e ribeiras, incluindo fauna, flora, ameaças e bioindicadores da qualidade da água, para a qual serão convidados os alunos do 1º ao 3º ciclo, bem como a participar no concurso de ilustração “Água é vida, vamos protege-la”. A exposição “Rios e ribeiros”, está patente até ao próximo dia 20 de abril 2022, e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00, e aos sábados, das 14h30 às 18h00.
No âmbito do Projeto ECO-ESCOLAS, os técnicos do serviço de ambiente do município asseguram uma Ação de Sensibilização sobre o tratamento e uso racional da água para o 5º ano, 2º CEB, da Escola E. B. 2,3 Dr. Fortunato de Almeida, na quarta feira dia 23, e procedem também à a plantação de arbustos e à entrega de sementes aos alunos para sementeira de hortícolas e plantas ornamentais na estufa da escola.
A Poesia, associa-se à Caminhada Literária que foi remarcada para o próximo sábado, dia 26 de março, com a declamação de poemas redigidos por um aluno da Universidade Sénior de Nelas, sendo também plantada uma árvore no decorrer do percurso.
É fundamental o envolvimento de todos, alunos, professores, agentes e comunidades locais, no sentido da sensibilização e proteção da natureza, incentivando a uma atitude cívica de respeito pela floresta e pela árvore, para preservar e cuidar.