A manhã teve início com um workshop bastante participado, onde se aprendeu a fazer pão de milho “à moda antiga”, pelas orientações da Sra. São, proprietária de um moinho de água e de um forno a lenha, que serviram para a moagem de milho e cozedura de broa e bôlas, que compuseram um excelente repasto que deliciou todos os participantes, quer ao almoço, quer ao final da tarde, numa Merenda à Moda Antiga, junto ao Moinho das Poldras.
A caminhada pelo percurso do Rio Castelo com um grau técnico de alguma exigência física, fascinou pela envolvente paisagística ao longo das margens do rio, incluindo a visita a quatro moinhos em pleno funcionamento e abertos pelos seus proprietários para o efeito, bem como a contemplação de outros moinhos que outrora funcionaram.
Organizada pelo Município de Nelas, em parceria com a Junta de Freguesia de Senhorim (local onde se situa o maior núcleo de moinhos de água do concelho), a iniciativa revelou-se um grande sucesso e vai já na sua 10ª edição.
Uma iniciativa integrada na Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, que envolve mais municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e foi distinguido no âmbito do programa ALA + T – Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo.
Tradição, identidade, património e cultura no Município de Nelas, Coração do Dão.