“AltaMente” é uma criação em tempo real, um “espetáculo-jogo”, onde se exploram novas formas de criar música, que desafia as coletividades a cooperarem e a explorar novos caminhos artísticos, a partir da identidade e tradições dos concelhos de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia, num projeto intermunicipal, coordenado pelos músicos Bitocas e Artur Fernandes.
Este espetáculo em Santar, marca o fim do primeiro ciclo de espetáculos, protagonizado por Nelas e Mangualde, estando o Município de Nelas representado por elementos da Banda Filarmónica de Santar e de Carvalhal Redondo, e professores da Escola de Música Municipal, que prontamente aceitaram o desafio lançado pelo Município para participar neste Projeto.
O segundo ciclo, que junta Gouveia e Fornos de Algodres, decorre em junho, com participantes dos Município de Fornos de Algodres e Gouveia.
O projeto “Alto Mondego Rede Cultural”, que junta os Municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.