Alunos dos Jardins de Infância apresentaram projetos desenvolvidos no âmbito do programa educativo “As Aventuras do Heitor!” e alunos dos 1ºCEB apresentaram projetos desenvolvidos no âmbito do programa educativo “As Aventura do Gaspar e da Maria”
No passado dia 27 junho 2022, os mais pequenos empreendedores do Concelho subiram a o palco do Auditório do Edifício multiusos para darem a conhecer a pais, encarregados de educação e comunidade os projetos em que estiveram a trabalhar durante todo o ano letivo.
A abertura da sessão contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, que elogiou todo o trabalho, esforço, criatividade e empenho dos alunos e professores, desenvolvidos ao longo deste ano letivo.
Dos Jardins de Infância de Vilar Seco, Carvalhal Redondo, Senhorim e Jardim de Infância “O Girassol”, cerca de 83 crianças apresentaram a pais e comunidade 6 projetos no âmbito do programa educativo sobre as Profissões que escolheram para o seu Heitor, e desenvolveram com muita imaginação e criatividade na companhia do simpático e divertido porquinho.
Por sua vez, os alunos dos 1ºCEB do 3ºB do Centro Escolar de Nelas, 1º e 3º anos e 2º e 4º anos da EB de Carvalhal Redondo apresentaram na companhia das simpáticas mascotes, Gaspar e Maria, 3 projetos de empreendedorismo, baseados na sustentabilidade ambiental, e desenvolvidos através de jogos didáticos.
Promovidos pela CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito do Wanted – Escolas Empreendedoras, estes dois projetos têm como objetivos promover a autonomia, autoestima, expressividade, sentido de responsabilidade, bem-estar, e o crescimento global da criança [motor, cognitivo e social], estimulando a expressão plástica, dramática e musical, em crianças em idade pré-escolar, bem como potenciar nos alunos do 1º CEB competências pessoais e sociais inerentes a um perfil empreendedor, sensibilizar, formar e capacitar para a temática da educação empreendedora, com uma tónica na valorização dos nossos recursos territoriais e reforço do sentimento de pertença e de identidade.