O Dia Mundial do Turismo é celebrado esta terça-feira, dia 27 de setembro, desde 1980 e tem como função evidenciar a importância dessa atividade, que contribui para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.
Neste sentido, o Município de Nelas promove a partir do dia de hoje, dia 27 de setembro, a exposição “140 Anos da Companhia das Águas Medicinais da Felgueira” patente na Biblioteca Municipal de Nelas até ao dia 26 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 18h00 e ao sábado das 14h30 às 18h00.
Depois de ser inaugurada no passado mês de agosto em pleno Balneário Termal das Caldas da Felgueira, a exposição segue o seu objetivo de itinerância. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Nelas conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas, Termas das Caldas da Felgueira e Associação Recreativa e Cultural das Caldas da Felgueira.
Sob o mote “Traços do Passado na Construção de uma Aldeia de Portugal”, esta exposição, desenvolvida pelos serviços municipais da Biblioteca, Arquivo e Património Cultural, é o resultado de um trabalho multidisciplinar, dinâmico e social: além de respeitar o correto tratamento histórico dos dados, envolveu a própria comunidade local no processo de recolha de informações orais e espólio fotográfico.
Esta exposição itinerante tem como objetivo preservar, respeitar e divulgar o passado singular desta estância termal que muito contribuiu para o desenvolvimento e afirmação da aldeia das Caldas da Felgueira, recentemente classificada como Aldeia de Portugal. Pretende-se manter aberta para integrar outros conteúdos que possam resultar da transmissão de novos dados pela comunidade local. Desta forma, fique atento e acompanhe a itinerância desta exposição pelo concelho de Nelas porque cada visita será sempre diferente.
Sobre a exposição:
Traços do Passado na construção de uma Aldeia de Portugal é o mote para a exposição comemorativa dos 140 anos da Companhia das Águas Medicinais da Felgueira. Centrada na História das Termas, desvenda os principais acontecimentos que originaram a criação da Companhia e subsequente afirmação desta estância termal no contexto do Termalismo Nacional.
Esta exposição procura transmitir aos visitantes o passado singular das Termas e a sua beleza atual através da mostra das “Fotografias da Aldeia”, concurso de fotografia promovido em junho pela Câmara Municipal de Nelas.
Visite-nos!