Esta iniciativa, integrada nas Jornadas Europeias do Património, procura valorizar e preservar o património material e imaterial ligado à Feira Medieval de Canas de Senhorim.
O Município de Nelas aderiu a este convite da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, organizando uma atividade cultural designada “da antiga capela da Nossa Senhora da Piedade aos 30 anos da Feira Medieval de Canas de Senhorim”.
Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.
A exposição dos 30 anos da Feira Medieval de Canas de Senhorim, que vai estar patente na Sala de Exposições da Casa do Visconde, foi organizada pelo Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal de Nelas e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim. Desta forma, pretende-se destacar a evolução gráfica dos conteúdos produzidos e enquadramento histórico de cada edição.
Associada a esta iniciativa surge a valorização de uma capela devoluta situada junto ao pelourinho de Canas de Senhorim, com uma planta retangular (dimensões de 9×4.50mt). Esta é a capela privada mais antiga conhecida no Concelho, com o Orago dedicado a Nossa Senhora da Piedade. A encimar a porta da antiga fachada principal do edifício conseguimos ler a inscrição que refere que o (licenciado) DEONISIO DE FIGUEIREDO QUE FALECEU NA INDIA A MANDOU FAZER – 1597.
Em virtude do sucesso da iniciativa que começou em 2019 também nas Jornadas Europeias do Património, o espaço continuará acessível aos visitantes para ser apreciado, prevendo-se a sua consequente musealização de forma a valorizar o património da zona histórica de Canas de Senhorim.