Com a assinatura destes Protocolos e trabalho em rede, estabelecem-se as relações institucionais que operacionalizam a troca de experiências técnicas e metodológicas, nomeadamente, no que respeita à intervenção junto de crianças ou jovens com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, proporcionando-lhes sessões terapêuticas, apoio e acompanhamento semanal, por técnicos especializados nas valências de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Terapia Comportamental e Psicologia.
Ao nível do corpo técnico das escolas parceiras para a intervenção nos casos específicos destes alunos, são dinamizadas ações de formação para docentes e não docentes (acreditadas e/ou não acreditadas), bem organizadas ações de esclarecimento, sensibilização e capacitação de familiares, técnicos e profissionais.
Desta forma, e como referiu o Presidente da Câmara, Joaquim Amaral, ao assumir mais este compromisso na área da educação, foi dado um importante passo para que a Escola seja efetivamente inclusiva, consagrando princípios, valores e instrumentos fundamentais para a igualdade de oportunidades, o que só é possível se houver uma devida capacitação de todos os intervenientes no processo educativo e de reabilitação das pessoas com perturbações do desenvolvimento, e que exige a combinação de uma vasta diversidade de apoios especializados e de trabalho em rede entre instituições. Referiu ainda, o investimento que está a ser feito por parte do Município no reforço dos equipamentos da Sala de Apoio ao Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a criação de uma Sala de Aprendizagem Sensorial no Agrupamento de Nelas (Centro Escolar), para estes alunos, cujo funcionamento se prevê a curto prazo, no âmbito do programa de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões: Projeto Comunidade- Família- Escola- Atividade 3: dinamizar e apoiar a mediação escola-família-comunidade.