Com o intuito de aumentar as taxas de sucesso escolar e combater, em simultâneo, o abandono escolar no território, o Município de Nelas, no âmbito do Projeto “Promoção do Sucesso Educativo” da CIM Viseu Dão Lafões, que resultou da aprovação de uma candidatura decorrente do Programa Operacional Centro 2020, constituiu uma Equipa Multidisciplinar com oito técnicos especializados que se encontram a trabalhar em diversas áreas nos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Nelas.
A Equipa Multidisciplinar constituída por dois Mediadores Sociais, dois Sociólogos, dois Psicólogos Clínicos e dois Terapeutas da Fala, e que se encontram já no terreno, tem como principal objetivo trabalhar com os
alunos dos dois agrupamentos, no sentido de se identificarem situações de risco de abandono escolar, menos sucesso ou insucesso, para, desta forma, se proceder à implementação de um plano de intervenção.
Cabe a estes profissionais reconhecer dificuldades e necessidades de intervenção, envolvendo todos os agentes educativos, implementar estratégias de combate a fragilidades emocionais, cognitivas, entre outras, bem como promover a mediação familiar e a integração social dos interlocutores.
A Câmara Municipal de Nelas procedeu, ainda, a uma melhoria no que toca à resposta educativa do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, mais concretamente na Escola EB 2,3/S Eng.º Dionísio Cunha, com o reforço de equipamentos na SAEE – Sala de Apoio ao Ensino Estruturado, para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. No que respeita ao Agrupamento de Escolas de Nelas, vai ser criada uma Sala Sensorial integrada no Centro de Apoio à Aprendizagem Básica de Nelas, no Centro Escolar, destinada a Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Ambas as salas serão dotadas de alguns equipamentos característicos de uma Sala Snoezelan. A primeira possibilita, neste momento, uma maior inclusão dos alunos através de materiais que conferem um ambiente de ensino estruturado de forma clara, com áreas definidas, de modo a que o aluno consiga obter a informação e seja capaz de se organizar o mais autonomamente possível. Com este reforço, os dois espaços irão permitir, além da oferta atual, minimizar diversas problemáticas, uma vez que o contacto das crianças com estímulos diversos, num espaço controlado, seguro e atrativo vai ser uma realidade.
Mais uma medida inclusiva preconizada pelo Município de Nelas, uma aposta do Executivo Municipal na constante melhoria dos serviços educativos e qualidade do ensino no Concelho e que vai ao encontro das necessidades dos alunos, pais e encarregados de educação.