O 7.ª Festival Literário “Elos de Leitura” foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 14 de abril de 2023, no Salão Nobre Paços do Concelho, com a Conferência de Imprensa que marcou o arranque desta edição, que se realiza de 21 a 29 de abril de 2023. Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas a todos os presentes, referindo que esta iniciativa resulta da organização conjunta da Câmara Municipal de Nelas, Rede de Bibliotecas de Nelas, Fundação Lapa do Lobo e Agrupamentos de Escolas Canas de Senhorim e de Nelas, que desenvolveram este notabilíssimo trabalho em rede.
O edil destacou do vasto programa apresentado e como grande novidade deste ano, a homenagem a um ícone da literatura, com a criação do Percurso Literário “Pelas Memórias de António Lobo Antunes”, a inaugurar no próximo dia 23 de abril pelas 10h00. A Rota baseada nos livros de “Crónicas de António Lobo Antunes”, que conjuga a literatura com o património arquitetónico e as estórias locais, numa sequência de passos literários, procura reavivar as memórias do escritor sobre lugares do seu passado na Vila de Nelas. Avançou ainda que a oitava edição, em 2024, será dedicada a António Lobo Antunes, um “autor, como ele próprio se define de Nelas de coração”. “O objetivo principal desta edição é sensibilizar e estimular para a leitura, com o intuito de alargar os públicos graças a um programa transversal. Temos atividades para os bebés, para as crianças, para os jovens e para a população mais sénior do Concelho. A leitura não é direcionada a um público específico, mas a todos os públicos e toda a comunidade, com enfoque na formação holística dos nossos jovens. A atividade da leitura pode estar muitas vezes associada ao que é um espaço fechado, daí promovermos a ideia de ler em espaços públicos, para fomentar o contacto com a natureza, ao ar livre, e também juntar sinergias e fazer a transversalidade e intergeracionalidade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Nelas.
Sob o tema “A Paisagem das Palavras”, onde se destacam as diferentes leituras de um livro, interligando o livro com a palavra escrita, o som e a imagem, esta edição pretende difundir a ideia da leitura como uma necessidade e um prazer essencial à nossa vida, suportando e ilustrando a ideia do poder das palavras, numa experiência sensorial única que deve ser fomentada desde tenra idade, criando simultaneamente elos de informação e de compreensão associados.
Destaque ainda para os Leitores de Fraque, que vão andar, durante todo o evento, a “cobrar” as dívidas de leitura aos mais distraídos, para o Concurso de Leitura em Voz Alta, “Leitura a Par”, leitura em família, dia 21 de abril às 21h00 no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, e para a reabertura da Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, dia 24 de abril, pelas 21h00, que volta às instalações do Edifício Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da localidade, resultante da parceria entre o Município de Nelas e esta Associação.
Do programa constam também Encontros Com Autores, com Armando Seixas Ferreira, Bruno Courinha, Elisabete Ramos, Emanuel Mendes e Virgílio Ferreira, Oficinas de Escrita, com Bruno Courinha e Gabriel Gomes, Sessões de Contos, com Dennis Xavier, Sofia Moura, Miguel Gouveia, Inauguração da Feira do Livro, Concerto “Mater”, Maratona de sete horas de leitura com “Liberta As Palavras”, Sarau “Cantos de Liberdade”, Passeios Sonoros com Fernando Mota, Apresentações de Livros, com “Nunca Pares”, de Emanuel Mendes, e “1821, O Regresso do Rei”, de Armando Seixas Ferreira e variadas Exposições e Espetáculos para a comunidade escolar e comunidade em geral.
Para miúdos e graúdos, o programa conta com diversas atividades, como Art Yoga “O Sonho do Crocodilo”, no dia 22 de abril às 10h30, “Leitura às Cegas: Leitura em Voz Alta”, no dia 27 às 18h00, “O Homem Que Só Queria Ser Tossan” por Miguel Gouveia, no dia 27 às 21h30, Oficina do Óscar “À Procura das Feições Reais”, no dia 29 às 16h00 e “Ruídos Vários”, Canções Com Pessoa com Ana Deus e Luca Argel, no dia 29 às 21h30.
Para mais informações consulte: