Na passada sexta-feira, dia 7 de junho de 2024, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, foi recebido no Salão Nobre do Município para uma visita ao Concelho e apresentação da 2ª edição da Semana Desportiva Municipal Coração do Dão, que vai decorrer de 25 a 29 de junho de 2024. O Presidente da Assembleia Municipal, José Albuquerque Vaz, deu as boas vindas ao representante do Governo e a todas as entidades e Associações e Clubes desportivos presentes.
Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, no seu discurso de acolhimento referiu “É com enorme honra e satisfação que hoje recebemos em Nelas o Senhor Secretário de Estado do Desporto. A sua presença nesta ocasião, também de apresentação da 2ª Semana Desportiva Municipal, é um sinal claro do empenho e compromisso do Governo para com o desenvolvimento desportivo e a promoção de estilos de vida saudáveis na nossa comunidade.”, acrescentado ainda que é particularmente significativa num momento em que se pretende investir na modernização das infraestruturas desportivas concelhias. “Com o apoio do Governo, esperamos criar condições ainda melhores para que os nossos jovens possam desenvolver o seu potencial atlético em ambientes seguros e bem equipados. E estamos certos de que a cooperação entre o Município de Nelas e o Governo contribuirá para a concretização de projetos que fomentem a prática desportiva em todas as idades, promovam a educação pelo desporto e incentivem a adoção de estilos de vida ativos.”, disse. Destacou ainda a importância das associações desportivas do Concelho nesse papel, realçando a aposta na formação de atletas, muitos deles atingindo um patamar distinto e que, com dedicação e paixão, elevam o nome de Nelas em competições regionais, nacionais e até internacionais.
O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, corroborou as palavras de Joaquim Amaral, destacando a importância do desporto na promoção de hábitos saudáveis e de cidadãos mais ativos, enfatizando que o desporto deve ser transversal a todas as idades, “Estamos certos de que a cooperação entre o Governo e o Município de Nelas contribuirá para a concretização de projetos que fomentem a prática desportiva em todas as idades, promovam a educação pelo desporto e incentivem a adoção de estilos de vida ativos”. Ressaltou ainda que as crianças devem ter acesso a práticas desportivas regulares, elogiando as infraestruturas, a oferta desportiva, as associações e os clubes desportivos do Concelho de Nelas, que permitem apoiar e fomentar o desporto na região, evidenciando o papel crucial das autarquias e das escolas na implementação de atividades desportivas no território.
A finalizar a Sessão procedeu-se à apresentação da 2ª edição da Semana Desportiva, objetivos e atividades. Incentivar, durante uma semana, a população a praticar desporto e fomentar o gosto pela atividade física através da participação de Associações e Clubes do Concelho em modalidades desportivas como Futebol, Futsal, Andebol, Basket 3×3, Karaté, Ténis, Ténis-de-Mesa, Ginástica, Danças, Zumba, Atividades Aquáticas, Jumper, Kartings, Yoga, Pilates, Fitness, Circuito Training, Desportos Motorizados e Insufláveis, é o lema desta segunda edição desportiva. O evento vai decorrer todos os dias das 17h00 às 20h00, e ao sábado de manhã das 09h00 às 13h00, no Complexo Desportivo e no Parque de São Miguel de Nelas. O Seminário “Nutrir Corpo e Mente”, no dia 29 de junho, cota com um conjunto de palestrantes formados nas áreas da Saúde e do Desporto, focando-se em temas como a psicologia do desporto, a importância da atividade física para a saúde e bem-estar, e a importância de uma alimentação saudável.
A tarde culminou com uma visita ao Complexo Desportivo Municipal, Complexo Desportivo de Canas de Senhorim e Estádio Francisco Vital do Sporting Clube de Santar, no sentido de in loco, o Secretário de Estado se inteirar das necessidades mais prementes e dificuldades, tendo sido reforçado o apelo a um apoio contínuo ao desporto no Concelho por parte do Governo, que permita continuar a avançar na promoção do desporto e do bem-estar da população concelhia.