O levantamento nas categorias de atividades económicas, infraestruturas municipais, coletividades, património e agricultura, submetido à CCDR Centro, aguarda agora a verificação e validação dos dados recolhidos e valores apresentados.
A criação da equipa municipal multidisciplinar permitiu um trabalho atempado, de extrema importância, no sentido de se articular institucionalmente uma resposta rápida e eficaz às necessidades locais, reportando a área afetada, perdas agrícolas, maquinaria, estradas e edifícios agrícolas danificados, bem como o impacto ambiental no que concerne a áreas florestais, fauna e flora, e apoio aos munícipes afetados.
Os trabalhos de estabilização e emergência, continuam com a intervenção da Proteção Civil Municipal e das Equipas de Intervenção permanente dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas, e com o apoio do ICNF. As intervenções passam pela sementeira de gramíneas, limpeza e estabilização das linhas de água, criação de barreiras de estabilização, arranjo dos caminhos florestais e estabilização de taludes, na área afetada pelos incêndios.
Hoje e amanhã, o ICNF está presente no território para fazer um levantamento de campo para inclusão no relatório de estabilização de emergência.