Decorreu no passado dia 27 de março 2025, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, o Seminário “Saúde e Bem-Estar”. A abertura da sessão contou com a presença do Presidente do Município de Nelas, Joaquim Amaral, que saudou todos os presentes e a quem dirigiu palavras de reconhecido agradecimento pelo acolhimento da iniciativa no seio de tão excelentes e experientes oradores. No seu discurso, destacou a importância da promoção e desenvolvimento destas iniciativas de inclusão social, enaltecendo o trabalho em rede entre Autarquia, nomeadamente os Projetos “Radar Social” e “CLDS”, Unidades de Saúde, e Entidades de Apoio Social, que em muito têm contribuído para reforçar a proximidade aos munícipes, o levantamento das necessidades das populações mais vulneráveis e o aumento e desenvolvimento de medidas de apoio.
O evento prosseguiu com Momento Musical por Jéssica Salaro, Professora de violino na Academia Municipal de Artes de Nelas, e com três Painéis que focaram diversos temas, nomeadamente a saúde mental no território e nas organizações, e a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
O primeiro painel, moderado por Diogo Ramos, Presidente do Concelho Clínico e de Saúde para a Área dos Cuidados de Saúde Primários, focou a temática da Saúde Mental no Território: Realidade, tendo como intervenientes Joana Cardoso, Delegada de Saúde e Médica de Saúde Pública de Nelas, Cristina Duarte, Médica de Família da USF Coração da Beira, e Patrícia Forte, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação da UCC Nelas. Um momento importante que permitiu um diálogo aberto com todos os presentes e onde foi abordado a importância das práticas territoriais de cuidado da saúde mental junto de toda a população.
O Painel 2, Saúde Mental nas Organizações Locais, contou com a participação de Amadeu Matos Gonçalves, Professor Adjunto na Área Científica de Saúde Mental, Lia Araújo, Especialista e investigadora na área do envelhecimento Escola Superior de Educação de Viseu, e Infância Pamplona, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santar, com moderação de Paulo Matias, Diretor Técnico Residência São Domingos D´Algerás, tendo sido discutido e debatido a saúde mental no local de trabalho, bem como a promoção de ambientes de trabalho saudáveis que contribuam para uma força de trabalho mais resiliente e produtiva.
Durante o período da tarde trabalhou-se a temática da Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida. Este último painel, moderado por Elsa Loureiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Nelas, teve as intervenções de Ana Rita Martins, Psicóloga e investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Patrícia Poppe, Psicoterapeuta Analítica Individual e Grupo, Sandra Costa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Pedro Varandas, Psicólogo do Agrupamento de Escolas de Nelas.
O encerramento esteve a cargo de Telmo Antunes, Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social, que enalteceu esta iniciativa de reflexão alargada, evidenciando a importância da necessidade de intervenção na inclusão para minimizar estigmas e preconceitos que ainda existem em termos de doenças do foro psicológico.
Porque tratar da saúde mental é um direito de todos! O Município de Nelas cuida.
