O Município de Nelas associou-se às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, 11 de novembro, com a visita a produtores de vinho afetados pelos incêndios de outubro de 2017, numa ação de sensibilização do Município para com estes produtores lesados.
A iniciativa deste ano contou com a visita à Quinta do Mondego, nas Caldas da Felgueira, onde os participantes puderam comprovar “in loco” o efeito devastador do incêndio. Em Nelas, ficaram a conhecer a Adega do Carvalhão Torto, onde se falou sobre o processo de transformação da uva em vinho e os diferentes estágios até ao produto final. Na vila vinhateira de Santar foram recebidos na Quinta do Sobral, para uma pequena viagem que, para além da explicação de todo o processo, mostrou também os tradicionais lagares e pipas de carvalho, bem como a linha de engarrafamento e rotulagem.
Cada uma das visitas terminou com prova de vinhos e com a entrega simbólica de uma peça artesanal, construída pela artesã Lia Alvadia, com elementos desta natureza queimada, como forma de agradecimento pela resiliência dos produtores visitados.
Pelo meio houve uma visita à Quinta da Lagoa, produtor certificado de queijo Serra da Estrela, onde, num casamento perfeito entre queijo e vinho, se ouviu a explicação do fabrico artesanal deste produto.
No final da tarde, no edifício da Federação de Viticultores do Dão, os participantes, na sua maioria de fora do Concelho de Nelas, e produtores encontraram-se para uma prova de vinhos dos produtores Carvalhão Torto, Quinta de S. Simão (Vinhos Borges), Quinta do Mondego e Quinta Sobral, acompanhados pelos queijos da Quinta da Lagoa e da Quinta da Lapa, a que se seguiu um magusto. Cada um dos participantes levou um “kit do enoturista” que incluia uma garrafa de vinho dos produtores presentes na iniciativa.
A comemoração do Dia Europeu do Enoturismo, é uma das apostas do Município de Nelas na divulgação da cultura, do património e das tradições vinhateiras, dos produtores de vinho e do enoturismo, valorizando o seu território.