Para assinalar o 29.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas junta-se à iniciativa promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), cujo objetivo principal é sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de se fazer cumprir os direitos das crianças, através da realização de um Estendal dos Direitos, concretizado pelas crianças/jovens que frequentam todos os estabelecimentos de ensino do Município e que será exposto durante o mês de abril de 2019, mês em que se assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
A exposição do Estendal dos Direitos está patente nas escolas, desde o dia 20 de novembro de 2018. Inserido nessa comemoração, a CPCJ de Nelas visitou os estabelecimentos de ensino e entregou um marcador de livro alusivo ao tema a todos os alunos. O mesmo apresenta uma mensagem para os encarregados de educação com o propósito de relembrar a existência dos direitos das crianças/jovens, que devem ser respeitados. A escolha desta lembrança (marcador de livro) tem a intenção de fomentar hábitos de leitura não só na escola, mas também em casa em ambiente familiar.
Criada pelas Nações Unidas, a Convenção sobre os Direitos da Criança, foi aprovada no dia 20 de novembro de 1989. A mesma assenta num documento que descreve um vasto conjunto de direitos fundamentais (direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, e também respetivas regras de aplicação. Portugal ratificou a Convenção no dia 21 de setembro de 1990.
Ser criança é poder ser amado, protegido e feliz!