Com o intuito de alertar os alunos da Universidade Sénior de Nelas para os cuidados com a alimentação, as porções corretas e de que forma esse estilo de vida influência na saúde de cada um, os professores voluntários Isabel Sampaio e António Henriques, respetivamente das disciplinas “Saúde para Todos” e “Tecnologia Alimentar”, planearam a ementa do almoço convívio do passado dia 21 de novembro, que decorreu nas suas instalações.
A sensibilização dos alunos para um estilo de vida saudável e cuidado, começando pelas dicas para uma alimentação equilibrada, incluindo nas refeições alimentos da pirâmide alimentar pela sua ordem de prioridade, está a ser uma preocupação constante dos professores da Universidade Sénior de Nelas.
Com estas ações, ficarão os seniores mais informados de que a sua alimentação não deve ser rica em gorduras, sal e açúcares, e pobre em verduras, legumes e frutas, sob pena de causar muitos problemas de saúde, como obesidade, anemia, diabetes e hipertensão.
A alimentação da pessoa idosa segue, de uma maneira geral, as mesmas recomendações de uma pessoa adulta, sendo que, devido à diminuição do metabolismo e à diminuição da atividade física, a quantidade e qualidade de calorias a ingerir deverá ser menor.
Para adotar um estilo de vida saudável, a recomendação é fazer pelo menos três refeições por dia, comendo devagar e mastigando bem os alimentos, dado que isso aumenta a sensação de saciedade, facilita a digestão e beneficia o aproveitamento dos nutrientes.