O modo proactivo de operar, assumido pelo Município de Nelas, com a criação em fevereiro de 2014 da Unidade Empreende (UE), corresponde à necessidade de fornecer uma resposta ágil aos empresários e à população em idade ativa, dando especial atenção ao empreendedorismo jovem, a âncora e a medida de eficácia desta iniciativa.
A ambição é enorme, do tamanho das oportunidades do mercado económico que diariamente procuram respostas na equipa da Unidade Empreende. Nesta unidade encontramos um serviço técnico no atendimento e acompanhamento articulados e focalizados em torno de uma vasta gama de serviços, cada um deles apto a responder aos pedidos específicos da comunidade local, potencialmente empreendedora.
Os objetivos estão definidos:
- Promover e Apoiar o Empreendedorismo;
- Fomentar o Espírito Empresarial/Auto – Emprego;
- Promover o desenvolvimento de competências e know-how empreendedor;
- Dinamizar a criação de empresas/Novos postos de trabalho;
- Potenciar a instalação de empresas e de serviços de proximidade;
- Construir ferramentas práticas para a orientação vocacional e profissional dos Jovens;
- Mediar soluções e operações de financiamento, de acordo com regulamento próprio;
- Privilegiar relações directas com os parceiros e stakeholders protocolados;
- Acompanhar até à avaliação final do impacto de cada proposta empreendedora;
- Contribuir para o desenvolvimento sócio-económico local e regional.
Uma contribuição indelével para o desenvolvimento socioeconómico e para a afirmação de Nelas como um concelho empreendedor.
A missão da Unidade Empreende está materializada em quatro valências que disponibilizam vários serviços que, no seu conjunto, têm obtido resultados efectivos.
Conheça os nossos incentivos ao empreendedorismo
Contacte-nos
Telf: 232 941 305
Horário de atendimento: 2ª a 6ª (9h00 – 13h00 / 14h00 – 16h00)
gabinete de inserção profissional
Este Gabinete tem por objetivo apoiar os jovens e adultos desempregados em cooperação com os serviços de emprego do IEFP, dando apoio na procura ativa de emprego. Por outro lado, é também um serviço que pretende apoiar as empresas no reforço dos seus Recursos Humanos respondendo às necessidades da população e das empresas.
Outro dos seus objectivos é fazer o acompanhamento aos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional, em parceria com as entidades empregadoras da região; apoio no empreendedorismo junto dos cidadãos que pretendam criar o seu próprio negócio através do auxílio das medidas do IEFP e encaminhamento para ofertas de qualificação, focadas nas necessidades do tecido económico e empresarial da região.
Atividades:
– Informação sobre ofertas de emprego/estágios;
– Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego;
– Recolha de ofertas de emprego por parte de empresas e entidades particulares;
– Apoio e acompanhamento na procura ativa de emprego (atualizar e elaborar um curriculum vitae; apoio na elaboração de carta de apresentação; responder a um anúncio de emprego; preparação e apresentação a uma entrevista de emprego)
– Integração em acções de formação;
– Identificação de necessidades de formação, face às necessidades do mercado de trabalho da região, elaboração de inscrições e organização de grupos de formação;
– Informação e apoio às empresas e entidades sobre medidas de apoio à contratação.
Contactos: gip@cm-nelas.pt / Telf: 232 941 305
Horário de atendimento: 2ª a 6ª (9h00 – 13h00 / 14h00 – 16h00)
Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) resultam de Acordos de Cooperação entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) e a Câmara Municipal de Nelas, estabelecidos através de protocolos celebrados entre as duas entidades e que assentam em dois princípios base: a disponibilidade para o atendimento e a proximidade ao utente.
O envolvimento do poder local resulta do facto de 90% dos nacionais que regressam a Portugal se fixarem na Freguesia donde partiram, sendo as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, os seus pontos de referência.
Os GAE têm por missão:
- A criação de uma estrutura de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso ou que ainda residam nos países de acolhimento.
- Numa primeira fase, pretendem responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego, estudos, entre outras;
- Numa segunda fase, a médio prazo, pretendem, com o eventual aproveitamento de estruturas pré-existentes, em conjugação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora – GAID, integrado no Ministério dos Negócios Estrangeiros/Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, dinamizar as potencialidades económicas dos Concelhos junto das Comunidades Portuguesas;
- Apoiar os emigrantes em matérias da competência das Câmaras Municipais: licenciamento de obras, licenciamento para comércio ou indústria, projetos, etc.
Destinatários dos GAE:
Os portugueses que estão emigrados, aqueles que já regressaram, assim como todos os cidadãos que pretendam iniciar um processo migratório.
São objetivos dos GAE:
Informar todos os portugueses dos seus direitos sobre os países de acolhimento, apoiar no regresso e reinserção em Portugal, contribuindo para a resolução dos problemas apresentados, de forma rápida, gratuita e personalizada, facilitando o seu contacto e articulação com outros serviços da Administração Pública Portuguesa.
Assuntos tratados pelos GAE:
Os GAE estão tecnicamente habilitados para tratar, entre outros:
- Assuntos de segurança social estrangeira, comunitária e extracomunitária;
- Equivalência de estudos;
- Investimentos;
- Dupla-tributação;
- Pedidos de colocação no estrangeiro;
- Informação jurídica geral;
- Legalização de viatura e isenção de Imposto automóvel;
- Aconselhamento a quem queira emigrar no âmbito da Campanha Trabalhar no Estrangeiro.
Os GAE promovem ainda a articulação com outras entidades e instituições, auxiliando na resolução de outros assuntos.
Contactos: ga.emigrante@cm-nelas.pt / Telf: 232 941 305
Horário de atendimento: 2ª a 6ª (9h00 – 13h00 / 14h00 – 16h00)
apoio técnico à criação e consolidação de projetos
Prestação de apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo executados pelo IEFP, IP.
Modalidades de apoio:
- Apoio técnico prévio à aprovação do projetode criação do próprio emprego ou empresa, contemplando o desenvolvimento de competências em empreendedorismo e apoio específico à criação e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio
- Apoio técnico à consolidação do projeto, nos dois primeiros anos de atividade da empresa, contemplando acompanhamento da execução do projeto aprovado e consultoria em aspetos relacionados com a gestão e operacionalização da actividade.
Nelas é, também, o único município do centro do País que integra um conjunto de treze entidades credenciadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional para desenvolver o apoio técnico necessário junto dos potenciais promotores empreendedores.
Contactos: empreende@cm-nelas.pt / gip@cm-nelas.pt / Telf: 232 941 305
Horário de atendimento: 4ª feiras (14h00 – 17h00)
investir - unidade empreende