O Município de Nelas une-se à campanha nacional de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, que decorre ao longo de todo o mês de abril e é simbolizada pelo laço azul.
Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
A História do Laço Azul, surgiu em 1989, na Virgínia (EUA), quando uma avó chamada Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. Aos curiosos, esta avó, contou que tinha perdido um neto, vítima de maus tratos infantis, e que a fita de cor azul, era a forma que tinha encontrado para se expressar acerca deste tema. A partir daí, as fitas azuis, começaram a ser utilizadas durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
“SEREI O QUE ME DERES… QUE SEJA AMOR!”