A notícia chegou finalmente e tranquilizou os 45 utentes e 42 funcionários do Lar de S. Miguel do Centro Paroquial de Nelas, respectivas famílias, responsáveis da instituição e demais entidades que de muito perto acompanharam todo o processo de realização de testes COVID-19, com colheitas por elementos do “ACeS Dão Lafões”- Agrupamento de Centros de Saúde da Região Dão Lafões, testes esses cujas análises foram efectuadas sobretudo na Universidade de Coimbra e vieram a dar na totalidade resultado negativo.
Todo este processo, possível graças ao empenho e trabalho dedicado de muitos profissionais do “ACeS Dão Lafões”, foi acompanhado sempre pela Câmara Municipal desde a primeira hora e na sequência do caso que lhe esteve na origem que foi um diagnóstico Covid-19 positivo na semana anterior a um utente, na sequência de uma assistência hospitalar por fractura de um membro inferior.
A Câmara procurou dar imediatamente resposta com a realização de acompanhamento médico e hospitalar de despistagem com testes rápidos a alguns utentes, funcionários e bombeiros que haviam transportado a utente acidentada, testes esses realizados num laboratório hospitalar em Oliveira do Hospital e cujo resultado foi também em todos os testes negativo, o que se veio agora, felizmente, a confirmar, e acelerando a preparação do Centro Escolar de Nelas como Estabelecimento de Apoio Social para qualquer eventualidade.
A todos os profissionais que contribuíram para este resultado, médicos, enfermeiros ou pessoal auxiliar, técnicos e dirigentes da instituição em especial na pessoa do Sr. Padre Delfim, à Sra. Delegada de Saúde, Bombeiros e demais agentes da protecção civil, todos actuando de forma discreta mas eficaz, aqui fica expresso, em nome da Câmara Municipal, em representação de toda a comunidade, um grande e sentido bem-haja.
O Presidente da Câmara e Responsável da Protecção Civil;
José Borges da Silva