A Universidade Sénior de Nelas continua a introduzir sugestões de boas práticas aos seus alunos. No âmbito do plano curricular da disciplina Des”Envolve-te” (Desenvolvimento Social e Pessoal), a monitora Cátia Mendes introduziu esta semana a técnica de Musicoterapia. Através da comunicação verbal e não verbal, do movimento corporal, das técnicas de relaxamento e da ativação muscular, os alunos desfrutaram de um momento único, de partilha e conexão com o “EU e o OUTRO” expressando os seus sentimentos e emoções.
Outrora, a música produzida pelo homem ou mulher, era essencialmente uma forma de comunicar verbal e não verbal e também, uma forma de expressão da comunidade com os outros seres humanos.
Com o uso da música e de todos os benefícios que dela advêm, surgiu a musicoterapia como uma técnica que ajuda a melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo, utilizando a música e/ou dos elementos que a compõem (som, ritmo, melodia e harmonia), sendo criada em Portugal a primeira Associação Portuguesa de Musicoterapia, no ano de 1996.
Esta terapia contribui para a prevenção de doenças em grande escala. Para além de ser uma terapêutica que possibilita a reabilitação, ela é essencial para a manutenção do estado de saúde física e psíquica possibilitando ao ser humano precaver doenças provenientes da azáfama do dia-a-dia, ajudando-o a libertar-se de tensões e preocupações.