No passado dia 10 de janeiro, as médicas Paula Rodrigues e Rafaela Cabral, da Unidade de Saúde Familiar (USF Viseu Cidade), estiveram na Universidade Sénior de Nelas para uma sessão de informação sobre “Osteoporose na Terceira Idade”. Atividade que consta no programa da disciplina “Saúde para todos” e que visa alertar os alunos para a importância de hábitos saudáveis ao longo da vida.
Esta é uma doença que vai surgindo durante o envelhecimento de cada um, sendo necessário redobrar a atenção nas mulheres após a menopausa, pois a queda dos níveis de estrogénio acelera o processo de perda de densidade óssea.
Uma das formas de garantir a saúde dos ossos é a prática regular de atividade física desde cedo, permitindo alcançar o pico de massa óssea. Exercícios como caminhada, atividades aeróbicas e também com carga, contribuem para o aumento desse índice, que se mantém com a continuidade das atividades. Por outro lado, cuidar da alimentação também pode fazer a diferença na prevenção da osteoporose. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente.
Mais um momento preenchido com boa informação e conselhos na área da saúde para os alunos da Universidade Sénior, de forma a esclarece-los e orientá-los para esta temática.