Em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Município de Nelas, integrado numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, vai iniciar brevemente, uma operação em larga escala de testes ao COVID-19 a todos os utentes e funcionários de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho de Nelas, bem como naquelas instituições que prestam apoio na área social, e que são a Fundação Lopes da Fonseca, na Lapa do Lobo, a Santa Casa da Misericórdia de Santar, o Lar Padre Domingos, em Canas de Senhorim, a Residência Sénior Chão do Grou, em Nelas, a Casa de Repouso A Família, em Nelas, a Residência S. Domingos, em Algerás, e o Lar de S. Miguel, em Nelas, sendo que estas entidades se constituem como ERPI (Estruturas Residenciais Para Idosos), onde se encontram a residir 309 idosos e empregando 190 funcionários, num total, assim, de 499 pessoas.
Além destas entidades, que têm outras ofertas como Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Unidades de Cuidados Continuados (UCC/ULDM), a cujos utentes e funcionários também vão ser realizados testes, vão ainda ser incluídos neste processo de realização de testes preventivos o Centro Paroquial de Vilar Seco e a Associação do Folhadal, abrangendo nesta situação de apoio domiciliário, centro de dia e unidade de cuidados continuados, 266 utentes e 66 funcionários, num total de 332 pessoas.
Para o efeito, a Câmara Municipal de Nelas assumirá a comparticipação dos testes, no valor de 25,00€ cada, sendo apoiados no total a realização de 831 testes, podendo o montante a despender pelo Município chegar a valor superior a 20.000€, sendo o restante do custo de recolha das amostras e realização em laboratório dos testes suportados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As entidades que farão a recolha e a realização dos testes laboratoriais serão proximamente comunicados pelo Centro Distrital da Segurança Social de Viseu às instituições do concelho.
A Câmara Municipal continua atenta às necessidades de realização de testes a outras entidades que têm particular actividade no domínio desta doença, a quem não deixará de continuar a dar também todo o apoio.
A realização preventiva deste conjunto de testes não prejudica a realização imediata de testes em qualquer instituição do Concelho de Nelas, a todos os seus utentes e funcionários, caso entretanto venha algum deles a ser diagnosticado positivamente com COVID-19, devendo, pois todos continuar zelosos e vigilantes no cumprimento das recomendações das autoridades de saúde particularmente no que às instituições acima referidas diz respeito (Orientação 009/2020, de 11/03/2020 da DGS), accionando imediatamente todos os procedimentos indicados perante a evidência de algum caso suspeito.