À equipa multidisciplinar que vai continuar no terreno pela terceira semana, junta-se uma nova equipa técnica da Autarquia que vai validar e fazer estimativa de custos dos levantamentos efetuados, para além das equipas da estabilização de emergência que vão avançar com novos trabalhos.
Colabore no levantamento dos danos e prejuízos!
Ao longo da próxima semana, os técnicos da Equipa Pluridisciplinar “O Município de Nelas Cuida+” dão prosseguimento aos trabalhos e intervenções nas localidades afetadas pelos incêndios e continuam a acompanhar as situações já avaliadas e registadas, prestar aconselhamento psicológico e social, bem como identificar e dar resposta a fragilidades nas áreas de bens de primeira necessidade, saúde, ação social e alimentação animal.
2ª 𝑆𝑒𝑚𝑎𝑛𝑎 𝑑𝑒 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑆𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙: 𝑃𝑙𝑎𝑛𝑒𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙ℎ𝑜
Segunda-feira, 30 setembro e Terça-feira, 1 outubro: Senhorim;
Quarta-feira, 2 outubro: Folhadal e Caldas da Felgueira;
Quinta-feira, 3 outubro: Vale de Madeiros e Urgeiriça;
Sexta-feira, 4 outubro: Lapa do Lobo.
No terreno vai estar também uma nova equipa técnica do Município para validar e fazer a estimativa de custos dos levantamentos efetuados e de novos que surjam, bem como fazer o levantamento dos danos nas infraestruturas municipais, entre outros trabalhos. Importar os danos recolhidos até à data para os formulários da CCDR Centro, inserir novos reportes e estipular valores de acordo com os formulários da CCDRC será o trabalho de extrema relevância que técnicos do setor vão desenvolver.
De igual modo vão continuar os trabalhos de estabilização e emergência, com a intervenção da Proteção Civil Municipal e das Equipas de Intervenção permanente dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas, com o apoio do ICNF. As intervenções preconizadas passam também pela sementeira de gramíneas, limpeza e estabilização das linhas de água, criação de barreiras de estabilização, arranjo dos caminhos florestais e estabilização de taludes. Estabelecer e reforçar meios para evitar o deslizamento de terras, resíduos e sedimentos para as linhas de água é uma das prioridades máximas das intervenções a reforçar e consolidar.
A realizar nas Caldas da Felgueiras, Vale de Madeiros, Folhadal e Igreja, está também já agendada a Estabilização de Emergência pelas Equipas dos Sapadores Florestais, apoiados pelas Cooperações dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e de Nelas, com o corte de árvores que apresentam risco para a rede viária.
A partir desta segunda-feira (30 setembro) continuará a ser distribuída ração para alimentação animal, mas também para o setor da apicultura (alimentação para abelhas) e o reforço no apoio à sementeira, no intuito da preservação da biodiversidade e estabilização dos terrenos.
Na sexta-feira, o ICNF marcará presença no território para realizar trabalho de campo, a fim de se terminar o relatório de estabilização.
Os danos causados pelo incêndio nas Freguesias afetadas continuam a ser objeto de levantamento pelo Município de Nelas, em estreita colaboração com a CCDRC Centro, no sentido de articular uma resposta rápida e eficaz às necessidades locais.
+ Informação, Pedidos de Apoio, Sinalização e Registo de Danos:
Nas Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim, Lapa do Lobo, Nelas e Senhorim
Nos Serviços de Intervenção Social do Município
𝐍ú𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐦𝐞𝐫𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝟗𝟔𝟑 𝟔𝟑𝟑 𝟔𝟖𝟐 | 𝟐𝟑𝟐 𝟗𝟒𝟒 𝟖𝟒𝟐