Foram esta manhã de segunda-feira, dia 23 de dezembro de 2019, colocadas em funcionamento as ilhas ecológicas constituídas por 15 ecopontos enterrados, junto dos principais aglomerados populacionais, sendo 9 na Vila de Nelas, 4 na Vila de Canas de Senhorim e 1 em cada uma das localidades das Caldas da Felgueira e Santar (este e o situado junto ao Cachafal, em Nelas, só posteriormente entrarão em funcionamento).
A abertura simbólica foi efetuada pelo Presidente da Câmara e pelo Secretário Geral da Associação de Municípios do Planalto Beirão, Eng. José Portela, perante os serviços municipais e os empreiteiros, empresas “Sotkom, Lda” e “Bltv, Unipessoal, Lda”, bem como os presidentes e outros autarcas das freguesias.
Além da construção dos ecopontos enterrados (com contentores destinados ao vidro, ao papel, ao plástico-metal e aos resíduos indiferenciados domésticos), foram também já colocados, um pouco por todas as localidades, novos 30 ecopontos de superfície, sendo proximamente colocados mais 17.
Os ecopontos de superfície e os contentores de resíduos domésticos já existentes, colocados junto dos contentores enterrados, vão ser no início de janeiro redistribuídos por outros locais de recolha.
Esta operação de melhoria da qualidade e acessibilidade aos contentores de recolha de resíduos seletivos (recolha esta que teve um aumento de mais de 14% no Planalto Beirão neste ano de 2019) é um novo investimento, no total de 475.855,00€, financiado no âmbito do PT2020/POSEUR, sendo dono da obra a Associação de Municípios do Planalto Beirão, a que o Município de Nelas pertence, suportando a Câmara de Nelas o encargo de 145.870,18€.