Está dado o primeiro passo para a celebração de um Protocolo de Colaboração entre as duas entidades, com o objetivo de serem desenvolvidos projetos e ações conjuntas nas diferentes vertentes do ambiente.
Nesta fase foram abordadas possíveis áreas de trabalho, nomeadamente criar o programa “Concelho + Verde”, colaboração na sustentabilidade e funcionamento das ETAR, energias renováveis, sistemas fotovoltaicos, acompanhamento do ciclo urbano da água e investigação sobre o panorama ambiental do Concelho. Neste âmbito, ênfase será dado ao estudo sobre passivos ambientais, a qualidade do ar, a resolução da problemática das fossas séticas, a implementação de políticas de defesa e valorização da floresta, a colaboração na implementação de ações de sensibilização ambiental e implementação de boas práticas ambientais, incluindo a potenciação da Quinta da Cerca.
As futuras colaborações irão abranger estágios de alunos da Licenciatura em Engenharia do Ambiente e do Mestrado em Tecnologias Ambientais, assim como estudos e pareceres desenvolvidos por parte do corpo docente.
Isabel Brás, diretora do Departamento de Ambiente do IPV, considera que estes são passos fundamentais a dar para unir as autarquias com a instituição de ensino superior da região, fortalecendo a integração profissional dos estudantes e diplomados do Departamento de Ambiente, e a disseminação do conhecimento cientifico da comunidade académica em prol do desenvolvimento da região.
Para o Presidente da Câmara, esta parceria gera sinergias positivas e de grande importância na valorização dos recursos existentes, pelo conhecimento científico e do saber fazer, contribuindo para o desenvolvimento do Concelho de Nelas, Coração do Dão, e da Região.