Uma leitura a 90 anos de distância”, gentilmente cedida pelo Centro de Estudos Regianos. A mostra estará patente entre 30 de abril e 31 de maio.
É uma exposição itinerante composta por 16 painéis individuais. Foi organizada pelo Centro de Estudos Regianos e integrou, em 2017, a programação preparada pela Câmara Municipal de Vila do Conde para as comemorações dos 90 anos do lançamento da revista “Presença – Folha de Arte e Crítica”.
Pretende-se dar, em retrospectiva, uma panorâmica das manifestações artísticas ocorridas em Portugal, na primeira metade do século XX, fruto das influências estrangeiras, e as repercussões nas gerações seguintes, num período político-social conturbado entre duas Guerras Mundiais.
A revista foi lançada em Coimbra, a 10 de março de 1927, por José Régio, Branquinho da Fonseca e Gaspar Simões, tendo sido publicados 54 números até à sua extinção, em 1940. Essencial para divulgar em Portugal autores estrangeiros, como Proust, Ibsen, Dostoiesvky, Jorge Amado ou Cecília de Meireles, contou ao longo dos 13 anos de existência com a colaboração de grandes nomes da cultura portuguesa
A exposição será complementada por uma mostra bibliográfica relativa à temática e por uma sessão do Clube de Leitura, que decorrerá no dia 17 de maio, pelas 21h30.