- Inicio
- Associações
- História
- Programa
- Percursos
- Carnaval Infantil
- Alojamento e Restauração
- Enoturismo
- Galeria
- Como Chegar
Associação Recreativa e Cultural de Santo António/Bairro da Igreja – Nelas
A Associação Recreativa e Cultural de Santo António/Bairro da Igreja, teve a sua semente na década de 50, com o antigo Rancho que se formava pelo Carnaval, denominado Rancho das Rosas.
Com o passar dos tempos a semente foi germinando e depois de algumas reuniões feitas em casas particulares, decidiram algumas pessoas do Bairro fundar uma Associação para que assim no espaço e no tempo pudessem levar mais a sério as suas ideias. Assim já depois de fazerem os desfiles de Carnaval com carros alegóricos em 1977 e 1978. Ainda em 1977 e no âmbito de desfile de Carnaval fundou-se um grupo de majoretes que levou bem longe e bem alto o nome da Associação e que também foi um meio de angariar fundos para que se construísse o pavilhão. Pena foi que este grupo se desmantelasse. Em 1978, um grupo de bairristas se associou e em 23 de Janeiro de 1979 faz a escritura publicada Associação no Cartório Notarial de Nelas. Com o andar dos tempos com a cedência pela Câmara de um terreno construi-se um pavilhão onde o pessoal se reunia e fazia os carros alegóricos para o Carnaval, e os arcos para as Marchas Populares.
Em 1997 a Direcção vigente pensou em fazer a sua sede social, pois que ainda andava dispersa pelas casas particulares, parte do trabalho necessário para que os desfiles carnavalescos e as marchas populares fossem para a rua com brilho e dignidade. Assim com o apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal de Nelas as obras começaram em 1998 e a actual Sede foi inaugurada em 12 de Junho de 1999. Foi o realizar de um sonho de todos os associados e de terem um lugar a onde se pudessem confraternizar e trabalhar em prol da Associação.
Ainda em 1998 foi formado um grupo de Cantares de Janeiras que actuou no 1.º Encontro de Cantares, no ano de 1999. Com este embrião foi tornado um grupo coral que actuou pela 1.ª vez no Dia da Inauguração. Actualmente a Associação continua fazer o desfile de Carnaval, as Marchas Populares e o Encontro de Cantares de Janeiras. O Magusto pelo São martinho, o Torneio de Tiro aos Pratos e um Passeio Cicloturistico pelas terras do Concelho.
____________________________________________________________________________________________
Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Cimo do Povo – Nelas
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Cimo do Povo de Nelas foi fundada por escritura pública em 27 de Janeiro de 1979.
Com base nas comissões de carnaval do Cimo do Povo existentes desde 1975 e sentindo-se a necessidade da existência de uma estrutura legalizada que suportasse a organização do Carnaval e das Marchas Populares, surge, durante um almoço de confraternização, a decisão de fundar uma Associação. Nesse alomoço surgiu a ideira, o nome e as assinaturas de cerca de cinquenta pessoas, apostas numa toalha de papel, que viriam a ser o núcleo aglutinador e os primeiros Sócios da nova Associação, ainda em Janeiro de 1979.
____________________________________________________________________________________________
Associação Recreativa e Cultural do Paço de Canas de Senhorim
A Associação Recreativa e Cultural do Paço foi fundada no ano de 1979 por um grupo de pacenses com o intuito de promover e organizar atividades de cariz cultural junto da população.
É uma associação de características bairristas e tem na sua génesis a produção e co-organização do Carnaval de Canas de Senhorim, festa pagã com 400 anos de tradição por estas terras. É a sua principal atividade, mas não a única, participando ao longo do ano em diversas atividades com os seus parceiros institucionais e outras associações.
____________________________________________________________________________________________
União Cultural e Recreativa do Rossio de Canas de Senhorim
O Bairro do Rossio constituiu-se como associação denominada, União Cultural e Recreativa do Rossio, a 15 de outubro de 1980, em escritura lavrada e assinada no cartório notarial de Carregal do Sal, pelas onze pessoas que até hoje são sócios fundadores.
Neste momento, a Associação tem cerca de 600 sócios e como «missão» a realização do Carnaval e as Marchas de São João.
____________________________________________________________________________________________
CARNAVAL DE CANAS DE SENHORIM
CARNAVAL DE NELAS
Programa Carnaval 2025
CARNAVAL DE CANAS DE SENHORIM
- 28 de fevereiro: desfile escolar, as crianças do Agrupamento de Escolas e Canas de Senhorim com desfile pelas ruas da vila, exibindo fantasias coloridas e muita alegria.
- 1 de março: atuação de Quim Barreiros no Parque de Feiras e Exposições, proporcionando uma noite de música popular e diversão.
- 2 de março: Domingo Gordo, Desfile dos Bairros Paço e Rossio, os dois bairros rivais apresentam os seus corsos carnavalescos, com carros alegóricos elaborados e trajes temáticos e concerto Smells Like 90’s, à noite, no Parque de Feiras e Exposições.
- 3 de março: a segunda-feira das velhas, é a tradição local que envolve críticas sociais e políticas em tom humorístico, realizadas por grupos de moradores. Jogo de futebol entre Paço e Rossio e atuação dos Nemanus.
- 4 de março: desfile final dos bairros e despique nas “Quatro Esquinas”.
- 5 de março: enterro do entrudo, com a queima de uma figura representativa do “Entrudo”, acompanhada de música e celebração.
NELAS
- 27 de fevereiro: desfile escolar com participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas com originais fatos, animação, cor e muita diversão pelas ruas da Vila
- 3 de março: Desfile das duas Associações locais: Bairro da Igreja e Cimo do Povo, que trazem à Vila foliões cheios de vida, música e animação
- 4 de março: As Associações voltam a desfilar e a brilharem, terminando com a tradicional troca de Rainhas na Praça do Município
- 5 de março: Vestidos a rigor, os foliões despedem-se da edição do Carnaval deste ano enquanto fazem o enterro junto dos respetivos Santos Padroeiros
CANAS DE SENHORIM
DOMINGO
Paço
(Início) Escola secundária, Avenida Eng.º. Dionísio Augusto Cunha, Rua Dr. Abílio Monteiro, 4 esquinas, Rua Arq. Keil do Amaral, Avenida da Igreja, Rua do Rossio, Rua Dr. Abílio Monteiro, Avenida Eng.º. Dionísio Augusto Cunha (termina)
Rossio
Rua Dr. António Fernandes Pêga – Rua da Estação – Rua do Rossio – Quatro Esquinas – Rua Dr. Abílio Monteiro – Av. Eng. Dionísio Augusto Cunha – Rua Dr. Abílio Monteiro – Rua Keil do Amaral – Av. Da igreja – Rua do Rossio – Quatro Esquinas (termina)
- TERÇA
Paço
(Início) Escola secundária, Rua do Paço, Avenida de Igreja, Rua do Rossio, 4 esquinas, Rua Arq. Keil do Amaral, Avenida da Igreja, Rua do Rossio, Quatro Esquinas (despique)
Rossio
Rua Dr. António Fernandes Pêga – Rua da Estação – Rua do Rossio – Quatro Esquinas – Rua Keil do Amaral – Av. Da igreja – Rua do Rossio – Quatro Esquinas
NELAS
Cimo do Povo
– Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Rua Dom Afonso Henriques, Largo Cavalaria 7, Praça do Município, Av. João XXIII, Rua Luís de Camões, Rua Gago Coutinho, Largo Cavalaria 7, Rua Dom Afonso Henriques, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
Bairro da Igreja
– Rua Associação do Sto. António, Rua Comandante Monteiro Ribeiro Pereira, Praça do Município, Av. João XXIII, Rua Luís de Camões, Rua Gago Coutinho, Praça do Município, Rua Comandante Monteiro Ribeiro, Rua Associação do Sto. António

𝐂𝐞𝐫𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝟏𝟎𝟎𝟎 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐞𝐭𝐞𝐦 𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐥𝐢𝐚 𝐚𝐬 𝐫𝐮𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨́𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟐𝟕 𝐞 𝟐𝟖 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟓
Alojamento e Restauração
Venha desfrutar do bem-estar que temos para lhe oferecer.
>> Onde Dormir
Durante o Carnaval do Concelho os nossos Hóteis proporcionam-lhe Pacotes Comemorativos Especiais a não perder. Venha também conhecer a excelente gastronomia que os nossos restaurantes têm para oferecer.
Desfrute do Carnavais de Nelas e de Canas de Senhorim, reforçados pela relevante riqueza patrimonial, paisagística, gastronómica e vínica e pelo termalismo e a hospitalidade própria das gentes deste Concelho.
Enoturismo
Situado no centro da Região Vitivinícola do Dão (integrando a Rota dos Vinhos do Dão), no interflúvio dos rios Dão e Mondego que serpenteiam ao longo das serranias do Caramulo e da Estrela, o Concelho de Nelas goza de uma localização privilegiada, rodeada de paisagens verdejantes, onde predominam os pinhais e vinhedos. Tem uma área total de 124,52 km2.
Remonta pelo menos à época Romana a existência de vestígios arqueológicos no concelho de Nelas que comprovam o cultivo da vinha, nomeadamente de lagaretas escavadas na rocha que na época medieval proliferaram em dezenas de lugares estratégicos onde ainda hoje se produzem dos melhores vinhos do Dão. Os próprios forais referem a abundância de vinho neste território secular. Está instalado em Nelas desde 1946 o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão que promove o estudo científico do vinho e da vinha. Em 1966 foi erigida em Nelas uma estátua ao Escanção “por bem servir”, que é hoje um dos ex-libris do concelho.
Os solos de origem granítica e uma excelente exposição solar aliados a um “savoir faire” transmitido de geração em geração propiciam também as condições ideais para produção vínica originando desta forma néctares reconhecidos além-fronteiras. O Concelho de Nelas, zona de reconhecido interesse empresarial e turístico, nomeadamente no segmento enoturístico, apresenta uma oferta de qualidade de unidades de hotelaria que beneficiam da centralidade na Região Demarcada do Dão, bem como da proximidade da Serra da Estrela e da cidade de Viseu, com todas as infra-estruturas necessárias aos visitantes.
Consciente das potencialidades do enoturismo concelhio, a Câmara Municipal de Nelas promove, anualmente, a Feira do Vinho do Dão, evento que celebra já mais de um quarto de século e acolhe milhares de visitantes, tornando-se já numa marca de referência regional e nacional, quer pela sua importância a nível económico, quer pela componente cultural.
A Feira do Vinho do Dão que é a maior comemoração da cultura vinhateira da Regiāo Demarcada do Dāo, na qual Nelas ocupa um lugar geograficamente central, que resulta desde 1991 da vontade da Câmara Municipal, dos produtores, dos parceiros e das gentes da Terra que, ao longo do tempo, têm elevado não só o nível de quantidade, como também o nível de qualidade deste certame que, é mais do que uma Feira: é um Festival do Vinho do Dāo.
Galeria

















































Vídeos
COMO CHEGAR
A cerca de 90 km de Aveiro, Coimbra ou Covilhã, 130 km de Vilar Formoso, 300 km de Lisboa e 120 km do Porto, pode chegar-se ao Concelho de Nelas pelos eixos rodoviários A25 ou IP3, pela rede de estradas nacionais ou pela principal linha internacional de caminho-de-ferro, a linha da Beira Alta (Estação de Canas de Senhorim e Nelas).
Ligações Rodoviários
A partir de Lisboa
Sentido A1 NORTE – sair da A1 na saída de Coimbra Norte, sentido Viseu-IP3. Sair do IP3, em Rojão Grande, no sentido IC12-Nelas.
A partir do Porto
Sentido A1 LISBOA – sair da A1 na saída de Albergaria, sentido Vilar Formoso-A25. Quando chegar a Viseu, sair do A25, no sentido EN231 Nelas/Seia.
A partir de Castelo Branco / Portalegre
Entrar na A23 – Quando chegar à Guarda, seguir para IP5 (A25) no sentido Viseu/Aveiro. Sair na saída de Mangualde, sentido Nelas EN234.
-
Inicio
-
-
Associações
-
Associação Recreativa e Cultural de Santo António/Bairro da Igreja – Nelas
A Associação Recreativa e Cultural de Santo António/Bairro da Igreja, teve a sua semente na década de 50, com o antigo Rancho que se formava pelo Carnaval, denominado Rancho das Rosas.
Com o passar dos tempos a semente foi germinando e depois de algumas reuniões feitas em casas particulares, decidiram algumas pessoas do Bairro fundar uma Associação para que assim no espaço e no tempo pudessem levar mais a sério as suas ideias. Assim já depois de fazerem os desfiles de Carnaval com carros alegóricos em 1977 e 1978. Ainda em 1977 e no âmbito de desfile de Carnaval fundou-se um grupo de majoretes que levou bem longe e bem alto o nome da Associação e que também foi um meio de angariar fundos para que se construísse o pavilhão. Pena foi que este grupo se desmantelasse. Em 1978, um grupo de bairristas se associou e em 23 de Janeiro de 1979 faz a escritura publicada Associação no Cartório Notarial de Nelas. Com o andar dos tempos com a cedência pela Câmara de um terreno construi-se um pavilhão onde o pessoal se reunia e fazia os carros alegóricos para o Carnaval, e os arcos para as Marchas Populares.
Em 1997 a Direcção vigente pensou em fazer a sua sede social, pois que ainda andava dispersa pelas casas particulares, parte do trabalho necessário para que os desfiles carnavalescos e as marchas populares fossem para a rua com brilho e dignidade. Assim com o apoio financeiro do Governo e da Câmara Municipal de Nelas as obras começaram em 1998 e a actual Sede foi inaugurada em 12 de Junho de 1999. Foi o realizar de um sonho de todos os associados e de terem um lugar a onde se pudessem confraternizar e trabalhar em prol da Associação.
Ainda em 1998 foi formado um grupo de Cantares de Janeiras que actuou no 1.º Encontro de Cantares, no ano de 1999. Com este embrião foi tornado um grupo coral que actuou pela 1.ª vez no Dia da Inauguração. Actualmente a Associação continua fazer o desfile de Carnaval, as Marchas Populares e o Encontro de Cantares de Janeiras. O Magusto pelo São martinho, o Torneio de Tiro aos Pratos e um Passeio Cicloturistico pelas terras do Concelho.
____________________________________________________________________________________________
Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Cimo do Povo – Nelas
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Cimo do Povo de Nelas foi fundada por escritura pública em 27 de Janeiro de 1979.
Com base nas comissões de carnaval do Cimo do Povo existentes desde 1975 e sentindo-se a necessidade da existência de uma estrutura legalizada que suportasse a organização do Carnaval e das Marchas Populares, surge, durante um almoço de confraternização, a decisão de fundar uma Associação. Nesse alomoço surgiu a ideira, o nome e as assinaturas de cerca de cinquenta pessoas, apostas numa toalha de papel, que viriam a ser o núcleo aglutinador e os primeiros Sócios da nova Associação, ainda em Janeiro de 1979.
____________________________________________________________________________________________
Associação Recreativa e Cultural do Paço de Canas de Senhorim
A Associação Recreativa e Cultural do Paço foi fundada no ano de 1979 por um grupo de pacenses com o intuito de promover e organizar atividades de cariz cultural junto da população.
É uma associação de características bairristas e tem na sua génesis a produção e co-organização do Carnaval de Canas de Senhorim, festa pagã com 400 anos de tradição por estas terras. É a sua principal atividade, mas não a única, participando ao longo do ano em diversas atividades com os seus parceiros institucionais e outras associações.
____________________________________________________________________________________________
União Cultural e Recreativa do Rossio de Canas de Senhorim
O Bairro do Rossio constituiu-se como associação denominada, União Cultural e Recreativa do Rossio, a 15 de outubro de 1980, em escritura lavrada e assinada no cartório notarial de Carregal do Sal, pelas onze pessoas que até hoje são sócios fundadores.
Neste momento, a Associação tem cerca de 600 sócios e como «missão» a realização do Carnaval e as Marchas de São João.
____________________________________________________________________________________________
-
História
-
CARNAVAL DE CANAS DE SENHORIM
Segundo reza a história, o Carnaval de Canas de Senhorim realiza-se regularmente há mais de 400 anos, sempre atual e rejuvenescido ano após ano, sem todavia por em risco a genuinidade que o caracteriza.A origem do Carnaval em Canas de Senhorim acompanhou a evolução histórica da localidade. Nasceu com a formação dos bairros da ARCPaço, zona nobre, e da União Cultural e Recreativa do Rossio, onde se instalou o povo e a burguesia. A diferença social dos seus habitantes foi razão suficiente para que estes dois grupos se confrontassem no Carnaval, altura do ano propícia à denúncia e à crítica.A tradição e genuinidade do Carnaval de Canas de Senhorim conferem-lhe um lugar de destaque no panorama nacional. A originalidade, diversidade de costumes e a saudável rivalidade entre os principais bairros da terra (Paço e Rossio) são as principais características que se mantêm até aos dias de hoje.Em 2020, o Carnaval de Canas de Senhorim esteve entre os nomeados para as 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa na categoria de Rituais e Costumes, por ser um dos mais antigos carnavais do País.CARNAVAL DE NELAS
As “Contra Danças” e os Bailes de Carnaval estiveram na origem do Carnaval em Nelas, que surgiu em termos oficiais em meados dos anos 70 com as Comissões de Carnaval da ADRC Cimo do Povo Nelas, desde 1975, e em 1977 com o 1º Desfile Carnavalesco da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja.A partir deste ano, o Carnaval passou a ser sinónimo de muito trabalho, de muitos dias e noites perdidas para membros das duas Associações, que colaboravam entre todos para que tudo fosse perfeito.Também as restantes freguesias do Concelho tinham por tradição improvisar carros alegóricos rústicos, num ato simbólico para sinalizar esta época festiva e animar a população local. Alguns desses carros chegavam mesmo a integrar o Carnaval da Vila de Nelas.Hoje em dia está a cargo de duas Associações de Nelas, Bairro da Igreja e Cimo do Povo, que elaboram os fatos e carros alegóricos que depois desfilam pelas ruas da Vila, com centenas de foliões, muita música e milhares de visitantes. -
Programa
-
Programa Carnaval 2025
CARNAVAL DE CANAS DE SENHORIM
- 28 de fevereiro: desfile escolar, as crianças do Agrupamento de Escolas e Canas de Senhorim com desfile pelas ruas da vila, exibindo fantasias coloridas e muita alegria.
- 1 de março: atuação de Quim Barreiros no Parque de Feiras e Exposições, proporcionando uma noite de música popular e diversão.
- 2 de março: Domingo Gordo, Desfile dos Bairros Paço e Rossio, os dois bairros rivais apresentam os seus corsos carnavalescos, com carros alegóricos elaborados e trajes temáticos e concerto Smells Like 90’s, à noite, no Parque de Feiras e Exposições.
- 3 de março: a segunda-feira das velhas, é a tradição local que envolve críticas sociais e políticas em tom humorístico, realizadas por grupos de moradores. Jogo de futebol entre Paço e Rossio e atuação dos Nemanus.
- 4 de março: desfile final dos bairros e despique nas “Quatro Esquinas”.
- 5 de março: enterro do entrudo, com a queima de uma figura representativa do “Entrudo”, acompanhada de música e celebração.
NELAS
- 27 de fevereiro: desfile escolar com participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas com originais fatos, animação, cor e muita diversão pelas ruas da Vila
- 3 de março: Desfile das duas Associações locais: Bairro da Igreja e Cimo do Povo, que trazem à Vila foliões cheios de vida, música e animação
- 4 de março: As Associações voltam a desfilar e a brilharem, terminando com a tradicional troca de Rainhas na Praça do Município
- 5 de março: Vestidos a rigor, os foliões despedem-se da edição do Carnaval deste ano enquanto fazem o enterro junto dos respetivos Santos Padroeiros
-
Percursos
-
CANAS DE SENHORIM
DOMINGO
Paço
(Início) Escola secundária, Avenida Eng.º. Dionísio Augusto Cunha, Rua Dr. Abílio Monteiro, 4 esquinas, Rua Arq. Keil do Amaral, Avenida da Igreja, Rua do Rossio, Rua Dr. Abílio Monteiro, Avenida Eng.º. Dionísio Augusto Cunha (termina)
Rossio
Rua Dr. António Fernandes Pêga – Rua da Estação – Rua do Rossio – Quatro Esquinas – Rua Dr. Abílio Monteiro – Av. Eng. Dionísio Augusto Cunha – Rua Dr. Abílio Monteiro – Rua Keil do Amaral – Av. Da igreja – Rua do Rossio – Quatro Esquinas (termina)
- TERÇA
Paço
(Início) Escola secundária, Rua do Paço, Avenida de Igreja, Rua do Rossio, 4 esquinas, Rua Arq. Keil do Amaral, Avenida da Igreja, Rua do Rossio, Quatro Esquinas (despique)
Rossio
Rua Dr. António Fernandes Pêga – Rua da Estação – Rua do Rossio – Quatro Esquinas – Rua Keil do Amaral – Av. Da igreja – Rua do Rossio – Quatro Esquinas
NELAS
Cimo do Povo
– Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Rua Dom Afonso Henriques, Largo Cavalaria 7, Praça do Município, Av. João XXIII, Rua Luís de Camões, Rua Gago Coutinho, Largo Cavalaria 7, Rua Dom Afonso Henriques, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
Bairro da Igreja
– Rua Associação do Sto. António, Rua Comandante Monteiro Ribeiro Pereira, Praça do Município, Av. João XXIII, Rua Luís de Camões, Rua Gago Coutinho, Praça do Município, Rua Comandante Monteiro Ribeiro, Rua Associação do Sto. António
-
Carnaval Infantil
-
𝐂𝐞𝐫𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝟏𝟎𝟎𝟎 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐞𝐭𝐞𝐦 𝐞𝐧𝐜𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐥𝐢𝐚 𝐚𝐬 𝐫𝐮𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨́𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟐𝟕 𝐞 𝟐𝟖 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟓
O Carnaval dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e Estabelecimentos de Ensino Privados volta a animar as ruas das Vilas de Nelas e de Canas de Senhorim nos dias 27 e 28 fevereiro, respetivamente, onde cerca de 1000 crianças e jovens dos Jardins de Infância, 1º /2º /3º CEB e Ensino Secundário, vestidos com fantasias criadas por professores, alunos, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação, prometem espalhar muita folia e imaginação, num dia marcado pela fantasia, cor e enorme alegria dos participantes.Na quinta-feira, 27 fevereiro, 400 crianças de Ensino do Pré-Escolar e 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Nelas percorrem as principais ruas da Vila, mascaradas sob o tema “Multiculturalidade”, num desfile carnavalesco agendado para as 14h30, onde não vai faltar diversão, música e cor.De Canas de Senhorim desfilam, na sexta-feira, 28 fevereiro, pelas 10h00 e 14h30, cerca de 600 alunos do Ensino Pré-Escolar ao Secundário, sob os temas “Emoções e Sentimentos”, num dia repleto de animação e algazarra pelas ruas da Vila.Organizado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida de Nelas e Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim EB 2,3/S Eng. Dionísio Cunha, o Carnaval das Criança conta, anualmente, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, procurando ser um momento de encontro, convívio e promoção da tradição carnavalesca junto dos mais novos.Venha assistir e viver toda a folia e animação desta época! -
Alojamento e Restauração
-
Alojamento e Restauração
Venha desfrutar do bem-estar que temos para lhe oferecer.
>> Onde Dormir
Durante o Carnaval do Concelho os nossos Hóteis proporcionam-lhe Pacotes Comemorativos Especiais a não perder. Venha também conhecer a excelente gastronomia que os nossos restaurantes têm para oferecer.
Desfrute do Carnavais de Nelas e de Canas de Senhorim, reforçados pela relevante riqueza patrimonial, paisagística, gastronómica e vínica e pelo termalismo e a hospitalidade própria das gentes deste Concelho.
-
Enoturismo
-
Enoturismo
Situado no centro da Região Vitivinícola do Dão (integrando a Rota dos Vinhos do Dão), no interflúvio dos rios Dão e Mondego que serpenteiam ao longo das serranias do Caramulo e da Estrela, o Concelho de Nelas goza de uma localização privilegiada, rodeada de paisagens verdejantes, onde predominam os pinhais e vinhedos. Tem uma área total de 124,52 km2.
Remonta pelo menos à época Romana a existência de vestígios arqueológicos no concelho de Nelas que comprovam o cultivo da vinha, nomeadamente de lagaretas escavadas na rocha que na época medieval proliferaram em dezenas de lugares estratégicos onde ainda hoje se produzem dos melhores vinhos do Dão. Os próprios forais referem a abundância de vinho neste território secular. Está instalado em Nelas desde 1946 o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão que promove o estudo científico do vinho e da vinha. Em 1966 foi erigida em Nelas uma estátua ao Escanção “por bem servir”, que é hoje um dos ex-libris do concelho.
Os solos de origem granítica e uma excelente exposição solar aliados a um “savoir faire” transmitido de geração em geração propiciam também as condições ideais para produção vínica originando desta forma néctares reconhecidos além-fronteiras. O Concelho de Nelas, zona de reconhecido interesse empresarial e turístico, nomeadamente no segmento enoturístico, apresenta uma oferta de qualidade de unidades de hotelaria que beneficiam da centralidade na Região Demarcada do Dão, bem como da proximidade da Serra da Estrela e da cidade de Viseu, com todas as infra-estruturas necessárias aos visitantes.
Consciente das potencialidades do enoturismo concelhio, a Câmara Municipal de Nelas promove, anualmente, a Feira do Vinho do Dão, evento que celebra já mais de um quarto de século e acolhe milhares de visitantes, tornando-se já numa marca de referência regional e nacional, quer pela sua importância a nível económico, quer pela componente cultural.
A Feira do Vinho do Dão que é a maior comemoração da cultura vinhateira da Regiāo Demarcada do Dāo, na qual Nelas ocupa um lugar geograficamente central, que resulta desde 1991 da vontade da Câmara Municipal, dos produtores, dos parceiros e das gentes da Terra que, ao longo do tempo, têm elevado não só o nível de quantidade, como também o nível de qualidade deste certame que, é mais do que uma Feira: é um Festival do Vinho do Dāo.
-
Galeria
-
Galeria
Vídeos
-
Como Chegar
-
COMO CHEGAR
A cerca de 90 km de Aveiro, Coimbra ou Covilhã, 130 km de Vilar Formoso, 300 km de Lisboa e 120 km do Porto, pode chegar-se ao Concelho de Nelas pelos eixos rodoviários A25 ou IP3, pela rede de estradas nacionais ou pela principal linha internacional de caminho-de-ferro, a linha da Beira Alta (Estação de Canas de Senhorim e Nelas).
Ligações Rodoviários
A partir de Lisboa
Sentido A1 NORTE – sair da A1 na saída de Coimbra Norte, sentido Viseu-IP3. Sair do IP3, em Rojão Grande, no sentido IC12-Nelas.
A partir do Porto
Sentido A1 LISBOA – sair da A1 na saída de Albergaria, sentido Vilar Formoso-A25. Quando chegar a Viseu, sair do A25, no sentido EN231 Nelas/Seia.
A partir de Castelo Branco / Portalegre
Entrar na A23 – Quando chegar à Guarda, seguir para IP5 (A25) no sentido Viseu/Aveiro. Sair na saída de Mangualde, sentido Nelas EN234.
Carnaval no Coração do Dão: Que comece a alegria e diversão!
