O seminário “As Castas do Dão e a Importância da sua Seleção Genética” abriu o 3º dia da Feira do Vinho do Dão, no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão – Quinta da Cale, e contou com a moderação de José Paulo Dias, Diretor Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPCentro).
A apresentar o projeto “Conservação e Seleção de Clones de Castas Antigas de Videira” estiveram Antero Martins, coordenador do projeto, e Elsa Gonçalves, ambos do Instituto Superior de Agronomia. A propósito da origem das castas, da sua variabilidade, e procura dos seus potenciais produtivos, Antero Martins referiu que “Falar do Vinho é mais do que falar do produto que se bebe, é falar de uma Cultura que se bebe, é falar de uma Civilização que se bebe!”. Para falar sobre as “Quatro décadas de seleção na região do Dão” esteve Vanda Pedroso, da DRAPCentro.
A pensar nos mais jovens, decorreu na Biblioteca Municipal de Nelas António Lobo Antunes, também de manhã, a Oficina do Óscar, um espetáculo totalmente inovador em que, através da fusão de showcooking, animação, música, histórias e invenções, a personagem Óscar mostra a miúdos e graúdos que a arte de cozinhar tem muito de brincadeira, diversão e desafio, apelando sempre para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis.
A tarde iniciou com a primeira oficina de seleção do Taste UP – Apoio a projetos de empreendedorismo na área do turismo gastronómico. Nesta oficina de seleção, onde estiveram presentes vários projetos gastronómicos da região, saiu vencedor o Fumeiro Flor de Sal. Estará assim presente na grande final do Taste UP onde irá participar num programa de formação intensiva durante dois dias e concorrer ao prémio final de 4 mil euros para apoio ao seu projeto gastronómico.
Pelas 15 horas, no Edifício da Federação dos Viticultores do Dão, decorreu o 1º momento Vinhos do Dão para Comentar. João Afonso, jornalista e crítico de vinhos, harmonizou os Melhores Vinhos Brancos do Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão com os queijos produzidos no concelho de Nelas, Quinta da Lagoa e Quinta da Lapa.
Ivone Ribeiro, provadora e crítica de vinhos e responsável pela Garage Wines, mostrará quais os melhores vinhos para tomar ao pôr do sol, este que será o segundo momento Vinhos do Dão para Comentar “Sunset Wines: Cada pôr do sol com o seu vinho”, às 19 horas, na Adega Caminhos Cruzados.
Mais logo não perca o Musical “O Corcunda do Nosso Dão”, a proposta da Contracanto para as noites da Feira.
Wilson Honrado, Gryzzler e 2 Mates fecham a noite do certame, no espaço DJ’s do Dão.
Venha sentir o Dão!
Acompanhe todos os momentos da Feira do Vinho do Dão em:
https://www.facebook.com/feiradovinhododao/
http://feiradovinhododao.pt/
#feiradovinhododao