Decorreu este fim de semana a maior feira de vinhos da Região do Dão. Durante quatro dias contou com a presença de mais de 50 produtores vitivinícolas, tendo passado pelos seus diversos espaços e eventos mais de 50.000 pessoas, confirmando esta Feira, organizada pelo Município de Nelas, como um dos grandes momentos da agenda económica, social e cultural do Dão e do Centro de Portugal. O número de produtores inscritos na Feira superou as edições anteriores. Nesta edição estiveram agrupados pelas sub-regiões da Região Demarcada do Dão: Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim. Desta forma, os visitantes conseguiram ter uma melhor percepção da origem dos vinhos do Dão.
A 27ª edição da Feira do Vinho do Dão (FVD) iniciou na passada quinta-feira, dia 30 de agosto, com o Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão Eng. Alberto Vilhena, onde estiveram a prova mais de 80 vinhos dos produtores presentes no certame. O programa seguiu com o I Fórum do Dão: Enoturismo no Dão, Oportunidades na Região Centro de Portugal que contou com um vasto leque de convidados que conversaram sobre o Turismo de Aldeia, Vinhos do Dão à mesa do mundo e Mercados Internacionais, seguido de visita aos jardins do projeto “Santar Vila Jardim”. A terminar a noite, durante o Jantar Oficial da FVD, foram entregues os diplomas para os 10 Melhores Vinhos Brancos e para os 10 Melhores Vinhos Tintos do Concurso de Vinhos, entrega feita por Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria e pelo Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva.
Na sexta-feira, dia 31 de agosto, teve lugar a cerimónia de abertura oficial da 27ª edição da Feira do Vinho do Dão no Edifício Multiusos de Nelas, cerimónia que foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, onde foram anunciados os vencedores do troféu Eng. Alberto Vilhena que premiou o Melhor Vinho Tinto – Ladeira da Santa Grande Reserva Tinto 2015 e o Melhor Vinho Branco – Morgado de Silgueiros Encruzado Branco 2017, do Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão. Francisco Toscano Rico, representante do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão e Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal falaram sobre a Estratégia de Promoção Territorial Integrada do Centro de Portugal. Um dos momentos altos foi o agradecimento público feito aos viticultores afetados pelos incêndios de 2017 no sentido de lhes dar publicamente um enorme obrigado pela coragem, pela resiliência que demonstraram não abandonando as suas propriedades, como referiu Sofia Relvas, Vice-presidente da Câmara Municipal. Os mesmos receberam das mãos de 3 crianças e dos Comandantes das Corporações de Bombeiros do Concelho um carvalho. Ainda durante a sessão, a Confraria dos Enófilos do Dão fez uma justa homenagem ao Professor Valente de Oliveira.
Durante a Visita Oficial à Feira, inaugurou-se a Grande Mesa de Provas da Feira do Vinho do Dão, mesa esta que contou a história da Região Demarcada do Dão.
O musical “As Músicas que os Vinhos Dão”, já um clássico de sucesso incontornável da Feira do Vinho do Dão, encerrou a 27ª edição, reafirmando-se pelo 5º ano consecutivo como um dos seus ícones diferenciadores. A cada ano uma nova história, novos textos e novas músicas de encher o público de emoção. Nesta edição, o musical “O Corcunda do Nosso Dão”, apresentado nas três noites da Feira, na Praça do Município, com guião e textos de Sandra Leal e encenação de António Leal, foi centrado na figura de Quasimosto, um corcunda fiel e de coração generoso. Este musical da ContraCanto – Associação Cultural contou com a interpretação de atores-alunos desta associação e com a participação especial de vários atores profissionais convidados como José Lobo, Bárbara Barradas, Pedro Pernas, Joana Leal e André Henriques.
O seminário “As Castas do Dão e a Importância da sua Seleção Genética” abriu o 3º dia da Feira do Vinho do Dão, no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão – Quinta da Cale, e contou com a moderação de José Paulo Dias, Diretor Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPCentro). A apresentar o projeto “Conservação e Seleção de Clones de Castas Antigas de Videira” estiveram Antero Martins, coordenador do projeto, e Elsa Gonçalves, ambos do Instituto Superior de Agronomia. A propósito da origem das castas, da sua variabilidade, e procura dos seus potenciais produtivos, Antero Martins referiu que “Falar do Vinho é mais do que falar do produto que se bebe, é falar de uma Cultura que se bebe, é falar de uma Civilização que se bebe!”. Para falar sobre as “Quatro décadas de seleção na região do Dão” esteve Vanda Pedroso, da DRAPCentro.
A pensar nos mais jovens, inseridas nas atividades Anima Kids, estiveram a Oficina do Óscar, um espetáculo totalmente inovador em que, através da fusão de showcooking, animação, música, histórias e invenções, a personagem Óscar mostra a miúdos e graúdos que a arte de cozinhar tem muito de brincadeira, diversão e desafio, apelando sempre para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis e, também, “Contos & Cantos”, projeto que juntou a música às palavras na forma de contos para crianças.
A tarde de sábado iniciou com a primeira oficina de seleção do Taste UP – Apoio a projetos de empreendedorismo na área do turismo gastronómico, tendo sido a FVD o palco do arranque do roadshow que vai percorrer o país. Nesta oficina de seleção, onde estiveram presentes vários projetos gastronómicos da região, saiu vencedor o Fumeiro Flor de Sal. Estará assim presente na grande final do Taste UP onde irá participar num programa de formação intensiva e concorrer ao prémio final. Em Nelas ficaram o 2.º e 3º lugares, Doce Fasquia e Noz e Mel, respetivamente. O júri da Oficina de Seleção foi composto por Aires dos Santos, Paula Pires, João Pedro Borges e José Borralho.
No Edifício da Federação dos Vitivinicultores do Dão esteve patente a exposição de fotografias “Imagens que os Vinhos Dão” da autoria de José Pimentel. Este local foi também a base dos Vinhos do Dão para Comentar, ciclo de provas de vinhos comentadas, que iniciou com o jornalista e crítico de vinhos, João Afonso, que harmonizou os Melhores Vinhos Brancos do Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão com os queijos produzidos no concelho de Nelas, Quinta da Lagoa e Quinta da Lapa, e fechou com o Enólogo Tiago Macena, numa prova onde os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar da conjugação entre os Melhores Vinhos Tintos do Concurso de Vinhos e melhores enchidos. Pelo meio, Ivone Ribeiro, provadora e crítica de vinhos e responsável pela Garage Wines, mostrou, na Adega Caminhos Cruzados, quais os melhores vinhos para tomar ao pôr do sol.
Ainda num registo familiar, subiu ao palco do Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, “De Região em Região, Chegamos ao Dão!”, o Projeto de Animação Cultural do Grupo Infanto-Juvenil do Bairro da Igreja e de Jovens do Projeto Equipas de Verão da Universidade Sénior de Nelas, com coordenação de Carla Loureiro.
A animação musical, em Santar, esteve a cargo dos 2&2 Brass Band e no palco dos DJ´s do Dão, fez-se com nomes bem conhecidos do panorama musical português como os Kumpania Algazarra e Wilson Honrado, animador da Rádio Comercial. A estes grandes nomes juntaram-se ainda Gryzzler, António Arede, 2Mates e os ALMA.
Múltiplas personalidades e instituições do país e do estrangeiro visitaram o certame, aqui tendo realizado contatos promovidos quer pelo município, quer pelos produtores, sendo disso exemplo autarcas do país e ilhas como o Presidente da Câmara da Calheta, na Madeira, ou da comitiva da BASF da Alemanha.
O evento este ano ganhou uma importância maior com a realização do primeiro Fórum do Dao em Santar, dedicado às Oportunidades do Enoturismo da Região Centro, e reafirmou a credibilidade como certame profissional de vinhos com a segunda edição do Concurso de Vinhos troféu Engº Alberto Cardoso Vilhena.
Feira do Vinho do Dao, em Nelas, uma Região!