Integrado na celebração das Jornadas Europeias do Património, foi apresentado este sábado, 29 de setembro, a primeira fase do Circuito Pré-Histórico do Concelho de Nelas. Esta iniciativa promovida pela autarquia foi incluída nas atividades do Ano Europeu do Património Cultural, dando relevo à intenção que o Município tem em divulgar todo o seu património, e contou já com dezenas de participantes e visitantes.
Para José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, este primeiro momento é o resultado de 3 décadas de escavações arqueológicas e investigação científica que permitiram conhecer a realidade dos povos que habitaram esta região. Deixou ainda a garantia do apoio às próximas campanhas de escavação dos monumentos megalíticos em falta. O vereador Aires dos Santos reforçou a importância deste circuito arqueológico que vem potenciar mais um recurso turístico do concelho, garantindo ainda o empenho do Município na manutenção destes espaços, bem como a sinalética e divulgação.
A apresentação e visita guiada esteve a cargo dos arqueólogos responsáveis pelas escavações e sítios arqueológicos, Senna-Martinez e José Ventura.
Os trabalhos contam com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, bem como das Juntas de Freguesia envolvidas.
Este percurso de 4 orcas ou dólmens foi percorrido por dezenas de pessoas que passaram pela Orca da Lapa do Lobo, Orca das Pramelas (Canas de Senhorim), Orca do Folhadal e Orca do Pinhal dos Amiais (Senhorim). Estes 4 locais estão agora devidamente assinalados com sinalética rodoviária, sendo possível ir de carro a todos os locais, à exceção da Orca do Folhadal onde se faz um pequeno trajeto a pé. Em cada um dos sítios foram colocados painéis explicativos com informação sobre as Orcas, nomeadamente as escavações que tiveram lugar, datação dos habitats e monumentos megalíticos e espólio encontrado.
Para complementar esta informação nos locais, além da divulgação que está a ser feita do projeto pelo Município, foi criado um folheto turístico temático com informações complementares, cronologia e georreferenciação dos locais a visitar.