Decorreu de 27 a 29 de julho, em Carvalhal Redondo, a 5ª Edição do Festival Habitua-te.
Foi com alegria e animação que a localidade de Carvalhal Redondo e as suas gentes viveram três dias de muita cultura, artes circenses, teatro e animação de rua.
No primeiro dia, a abertura do festival decorreu com casa cheia no Largo de Sto. António, onde o Teatro Hábitos, fez as honras de abertura com um espetáculo que sensibilizou todos os carvalhenses e restantes visitantes.
De salientar, no segundo dia deste evento, a realização de uma atividade única, diferente e original: arte urbana pelas ruas de Carvalhal Redondo. Esta iniciativa, coordenada pelo Vereador Aires Santos, contou com a participação de vários artistas da região, nomeadamente, Nelson Santos, Ricardo Rodrigues, Luís Duro, Zela e Helena Jorge. Neste contexto de pintura de rua, foram pintadas portas em edifícios devolutos, retratados temas locais e pessoas da aldeia, dando assim outra cor e imagem a estes lugares.
A segunda noite contou também com a atuação do Teatro Hábitos – Hábitos da Terra, com os Alma do Luso, Nuno Cadilhe, João das Aparências, ZecaReggae e KhaganiçOrchestra.
No último dia do Habiua-te decorreram várias atividades, desde logo a destacar a presença de três grupos etnográficos presentes no Europeade Viseu 2018 sendo eles, o grupo Sneyssens da Bélgica, o Rancho Folclórico de Gumirães e Ass. Culturale “Sotziu de ballu Orohole”, de Itália.
Esta iniciativa, surgiu numa parceria entre Município de Nelas, o Município de Viseu e a Europeade, que assim permitiu a deslocação destes três grupos vindos da cidade de Viseu até Carvalhal Redondo, numa atuação “Fora de Portas”. Durante a noite e para fechar com chave de ouro, decorreu um dos momentos altos desta 5ª Edição do Festival Habitua-te, a apresentação do espetáculo “Exploradores da Serra”, do Teatro Regional da Serra de Montemuro, que mobilizou a comunidade e sensibilizou todos aqueles que estiveram presentes neste teatro de rua.
O Festival de Artes Performativas Habitua-te é uma afirmação no panorama cultural no Concelho de Nelas, onde o grupo de Teatro Hábitos, tem sido uma alavanca fundamental para mobilizar e dinamizar a população local.
Parabéns ao Teatro Hábitos por todo este empenho e dedicação em prol deste festival e das gentes de Carvalhal Redondo.