No passado dia 13 março, o programa “Comer Bem, Crescer Feliz”, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, regressou à EB da Feira, Canas de Senhorim, promovendo junto dos 30 alunos dos 1º e 2º anos a atividade “Desafio Cítrico””, a quinta ação deste projeto pedagógico focado na promoção de uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável. Tendo a laranja como protagonista, as crianças começaram por ser apresentadas a este alimento, conhecido pelos seus benefícios alimentares, alto teor em fibra, e em Vitamina C reconhecida pela sua capacidade antioxidante poderosa e capacidade de proteger e fortalecer o sistema imunitário.
A par desta temática, foi também apresentada a Roda dos Alimentos e os principais grupos que dela fazem parte, permitindo que as crianças reconheçam as características de uma alimentação equilibrada e aprendam a combinar os alimentos de uma forma diversificada e benéfica para a saúde.
Seguiu-se o divertido jogo do tabuleiro gigante, em que equipas ultrapassaram, em ambiente de diversão e entreajuda, os diversos desafios práticos e criativos que lhe foram lançados, tais como o identificar alimentos saudáveis e não saudáveis, bem como outros jogos de associação de palavras e imagens.
O projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” continua até ao final do ano letivo nas escolas do território Viseu Dão Lafões, promovendo, igualmente, diversas atividades de sensibilização dirigidas a docentes, pais e educadores, como o caso dos Webinares, mini-sessões de formação online que permitiram a partilha de dicas e informações úteis sobre a alimentação equilibrada e sustentável.




