Cerca de 20 alunos do Pré-Escolar do Centro Escolar de Nelas participaram na atividade “Framboesas em Destaque!”, a última atividade pedagógica que decorreu no Concelho de Nelas no âmbito do projeto intermunicipal “Comer Bem, Crescer Feliz” promovido pela CIM Viseu Dão Lafões. Com o objetivo de sensibilizar para a importância do consumo da fruta e de uma alimentação saudável e variada, a sessão começou com os mais pequeninos a saborearem framboesas deliciosas de origem local, seguindo-se a apresentação dos benefícios desta fruta, rica em Vitamina C e fibras e que pode ser utilizada para fazer receitas deliciosas e salutares.
A par desta temática, foi também apresentada a Roda dos Alimentos e os principais grupos que dela fazem parte, permitindo que as crianças reconheçam as características de uma alimentação equilibrada e aprendam a combinar os alimentos de uma forma diversificada e benéfica para a saúde. E porque é importante alertar para a sustentabilidade, foi também abordada o tema da redução do desperdício alimentar, bem como dicas importantes que os alunos podem partilhar com os pais.
Seguiu-se o divertido jogo do tabuleiro gigante, em que equipas ultrapassaram os diversos desafios práticos e criativos que lhe foram lançados, tais como o Jogo de Espetadas de Frutas em que as equipas tinham de “construir” frutas e vegetais com recurso a plasticina, o Desafio das Advinhas, bem como outros jogos lúdico-pedagógicos de associação de palavras e imagens.
Com esta sessão, chega ao fim as sessões do projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” a decorrerem no Concelho de Nelas, nomeadamente no Centro Escolar de Nelas que, desde fevereiro, recebeu sete atividades pedagógicas e envolveu cerca de 110 crianças do 1º CEB e Pré-Escolar que puderam participar nas ações “Missão no Pomar – Maçã Bravo de Esmolfe”, “À Descoberta dos Brócolos”, “Desafios Cítricos”, “Morangomania” e “Mirtilândia, uma Aventura Frutífera!”, “O Chef vai à Escola!” e “Framboesas em Destaque!”, ações que lançaram desafios muito divertidos aos alunos, fomentando a partilha de ideias, o raciocínio lógico e a criatividade.
No âmbito deste projeto, decorreram também diversas atividades de sensibilização dirigidas a docentes, pais e educadores, como o caso dos Webinares, mini-sessões de formação online que permitiram a partilha de dicas e informações úteis sobre a alimentação equilibrada e sustentável.