No âmbito do Congresso “A aprendizagem quando nasce é para todos”, Teorias e práticas sobre a aprendizagem: os projetos PIC, STEM For All Seasons e outras propostas, promovido pela EDUFOR Centro de Formação em parceria com o Agrupamento de Escolas de Nelas, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sofia Relvas, apresentou a nova identidade visual do serviço de educação e cultura do Município, como marca que representa a vivência no contexto escolar e comunidade educativa, no sentido de uma aprendizagem construtiva e partilhada entre alunos, pais e professores, contribuindo assim para a integração da criança em toda a dimensão cívica, empreendedora, solidária e criativa, num painel dedicado às parcerias integradas no projeto “Investir na Capacidade (PIC)” e parcerias para Territórios Educativos, desde o pré-escolar até à idade Sénior.
A criação da nova identidade gráfica e aquela que é designada por família SEC, teve por base a ideia família, a relação entre pais e filhos, e apresenta neste momento cinco elementos que comunicam diferentes vertentes do serviço, perspetivando-se o seu crescimento num curto prazo de tempo. O elemento gráfico comum a todos os membros desta família é a cabeça anatomicamente maior que o corpo, dando-se assim, enfâse ao cérebro, cerne de toda a evolução cognitiva e aptidões intelectuais, que se encontra preenchido com uma árvore do saber, composta por diversos ramos que se estendem enquanto rede, identificando todas as atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas nesse Serviço, das quais são exemplo as Férias em Ação, o projeto Música Maestro, Férias de Palmo e Meio, Expressa-te e Vive, estando a ser desenvolvido no âmbito da alimentação saudável o projeto P.A.I.S., uma fusão de espetáculo de marionetas e showcooking que se prevê estrear no inicio do terceiro período letivo.
O Congresso contou com nomes de referência no panorama da aprendizagem nacional e internacional e proporcionou durante dois dias, no auditório do edifício Multiusos de Nelas, aos participantes presentes, maioritariamente professores (desde o pré-escolar ao ensino secundário) e pais de alunos que integram o PIC, aprendizagens sobre o novo conceito de «escola inclusiva», propondo o abandono do conceito de «Educação Especial», de acordo com a nova proposta de alteração do Decreto-Lei n.º 3/2008, tendo sido a tónica deste Congresso o enfoque nas necessidades de todos os alunos, partindo-se do princípio de que há outras necessidades para além das necessidades educativas especiais.