Realizou-se esta manhã uma ação de sensibilização que contou com cerca de 50 alunos do projeto Eco-Escolas, da Escola Secundária de Nelas e Escola Básica de Santar.
Esta atividade desenvolvida no âmbito do CENA 1/25, visou a apresentação do projeto ambiental das “Árvores Monumentais do Concelho de Nelas”.
É objetivo do Município de Nelas a preservação de diferentes árvores de porte monumental ou de interesse paisagístico e cultural ligado à memória coletiva, através da identificação de exemplares que reúnam estas características.
Neste sentido, estão identificadas 5 árvores em espaço público, como uma Azinheira na Quinta da Cerca (classificada), um Ulmeiro em Moreira, um Sobreiro em Nelas, um Cedro dos Himalaias em Nelas e uma Amoreira Branca na Póvoa de Santo António.
Numa fase seguinte serão identificados outros exemplares que também possam estar em espaço privado, em articulação com os seus proprietários e à posteriori, proceder ao pedido de Classificação de Arvoredo de Interesse Público através do ICNF.
Da atividade, além da visita às 5 árvores do roteiro, fez parte também a plantação na Quinta da Cerca de diversos medronheiros por todos os alunos presentes, e no jardim da Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, a plantação de um castanheiro e de um pinheiro manso em homenagem ao escritor que refere muitas vezes estas árvores nas suas obras.






